DESAPARECIMENTO
DOS ANIMAIS
Tente imaginar esta cena: homens,
animais e florestas convivendo em harmonia. Os homens retiram das plantas
apenas os frutos necessários e cuidam para que elas continuem frutificando; não
matam animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios e não enchem de
5 fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres vivos e o
ambiente em que vivem, bem como as influências que uns exercem sobre os
outros, estão em equilíbrio. (...)
Nossa preocupação (de brasileiros) não
é só controlar a exploração das florestas,
mas também evitar uma de suas piores 10 consequências:
a morte e o desaparecimento total de muitas espécies de animais. Apesar de
nossa fauna ser muito variada, a lista oficial das espécies que estão
desaparecendo já chega a 86 (dentre elas, a anta, a onça, o mico-leão, a ema e
o papagaio).
E a extinção desses animais acabará
provocando o 15 desequilíbrio do meio ambiente, pois o desaparecimento de um
deles faz sempre com que aumente a população de outros. Por exemplo: o aumento
do número de piranhas nos rios brasileiros é consequência do extermínio de seus
três inimigos naturais - o dourado, a ariranha e o jacaré.
(Nosso Brasil, 1979)
1) O autor propõe ao leitor que
imagine uma cena para que ela funcione como:
a) um ideal a ser alcançado.
b) uma fantasia que nunca se realizará.
c) um objetivo a que se deve dar as costas.
d) uma finalidade dos grupos religiosos.
e) uma mensagem de fraternidade cristã.
2) “...homens, animais, florestas e
oceanos convivendo em harmonia.”; na continuidade do texto, o autor mostra que:
a) esqueceu-se de referir-se aos rios.
b) o homem é o agente desequilibrador da natureza.
c) os animais não matam seus semelhantes sem motivo.
d) a poluição do ar também tem causas naturais.
e) os seres vivos vivem em equilíbrio no mundo atual.
b) o homem é o agente desequilibrador da natureza.
c) os animais não matam seus semelhantes sem motivo.
d) a poluição do ar também tem causas naturais.
e) os seres vivos vivem em equilíbrio no mundo atual.
3) O item em que o elemento sublinhado tem um vocábulo correspondente indicado de forma adequada é:
a) “...convivendo em harmonia.” -
harmoniosas
b) “...não matam animais sem motivo,...” - impensadamente
c) “...influências que uns exercem sobre os outros...” - recíprocas
d) “...estão em equilíbrio.” - equilibradamente
e) “...controlar a exploração das florestas...” – ecológica
b) “...não matam animais sem motivo,...” - impensadamente
c) “...influências que uns exercem sobre os outros...” - recíprocas
d) “...estão em equilíbrio.” - equilibradamente
e) “...controlar a exploração das florestas...” – ecológica
4) “Os homens retiram das plantas
apenas os frutos necessários...”; esta parte da cena proposta pelo autor
defende que:
a) não deixe para amanhã o que pode
fazer hoje.
b) Deus provera o dia de amanhã.
c) se souber usar não vai faltar.
d) a ciência prevê para poder prover.
e) quem espera sempre alcança.
b) Deus provera o dia de amanhã.
c) se souber usar não vai faltar.
d) a ciência prevê para poder prover.
e) quem espera sempre alcança.
5) No final do primeiro parágrafo
aparecem dois parênteses com pontos; isso significa que:
a) o autor deixou de dizer outras
coisas importantes.
b) o texto deixou de reproduzir uma parte do texto original.
c) parte do original do texto esta ilegível.
d) nesse espaço havia uma ilustração que foi omitida.
e) havia originalmente trechos em outras línguas.
b) o texto deixou de reproduzir uma parte do texto original.
c) parte do original do texto esta ilegível.
d) nesse espaço havia uma ilustração que foi omitida.
e) havia originalmente trechos em outras línguas.
6) O que o primeiro parágrafo tenta
defender é:
a) o equilíbrio ecológico.
b) a extinção dos animais .
c) a despoluição ambiental.
d) o reflorestamento.
e) a proteção dos rios e oceanos.
b) a extinção dos animais .
c) a despoluição ambiental.
d) o reflorestamento.
e) a proteção dos rios e oceanos.
7) “Nossa preocupação (de
brasileiros)...”; o que vai entre parênteses, nesse caso, é:
a) a retificação de uma ambiguidade.
b) a explicação de um termo anterior.
c) a particularização de um significado.
d) a inclusão de uma ideia já explícita.
e) um comentário para o leitor.
b) a explicação de um termo anterior.
c) a particularização de um significado.
d) a inclusão de uma ideia já explícita.
e) um comentário para o leitor.
8) O risco a que se refere o autor do
texto com o último período do texto é:
a) a extinção dos jacarés, ariranhas e
dourados.
b) o excesso de piranhas nos rios brasileiros.
c) a mortandade de outros peixes provocada pelas piranhas.
d) a desarmonia populacional das espécies animais.
e) a falta de alimento para o povo brasileiro.
b) o excesso de piranhas nos rios brasileiros.
c) a mortandade de outros peixes provocada pelas piranhas.
d) a desarmonia populacional das espécies animais.
e) a falta de alimento para o povo brasileiro.
9) A relação entre a morte do dourado
e a piranha é a de:
a) causa / conseqüência
b) efeito / causa
c) agente / paciente
d) fato / agente
e) motivação / ação
b) efeito / causa
c) agente / paciente
d) fato / agente
e) motivação / ação
10) Falando dos perigos que o desaparecimento
dos animais provoca em
nosso ambiente, o autor apela para:
nosso ambiente, o autor apela para:
a) a sedução do leitor, mostrando as
belezas do mundo natural.
b) a intimidação do leitor, indicando os males que daí advêm.
c) a provocação do leitor, desafiando-o a mudar seu comportamento.
d) o constrangimento do leitor, deixando-o envergonhado por suas atitudes.
e) a tentação do leitor, prometendo-lhe uma recompensa por seus atos.
b) a intimidação do leitor, indicando os males que daí advêm.
c) a provocação do leitor, desafiando-o a mudar seu comportamento.
d) o constrangimento do leitor, deixando-o envergonhado por suas atitudes.
e) a tentação do leitor, prometendo-lhe uma recompensa por seus atos.
GABARITO
1) Letra a
2) Letra b
3) Letra c
4) Letra c
5) Letra b
6) Letra a
7) Letra c
8) Letra d
9) Letra a
10) Letra b
Apagão
em escala planetária festejará o brilho das estrelas
Pouca gente ouviu falar de poluição
luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba
a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a
humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição
luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (…) Para chamar a atenção
para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como
o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas
por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os
50 anos da morte de Albert Einstein.
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)
1 – Da leitura do texto, pode-se
entender que a poluição luminosa é provocada:
a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.
2 – De acordo com o texto, o excesso
de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque:
a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.
3 – A questão central tratada no texto
é a:
a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.
4 – A finalidade desse texto é:
a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.
5 – Assinale a frase em que os
advérbios expressam ideias de tempo e negação:
a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razões da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.
6 – Pesquise e registre no caderno quem foi Albert Einstein.
Gabarito
1 – D / 2 – C / 3 – D / 4 – A / 5 – D
Sopa de Macarrão
O
filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome. — Com
fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.
Lá
da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que
ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
— Não
quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer
batata frita e carne, carne e batata frita!
Ela
vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho
continua com o prato vazio.
— Nos
Estados Unidos — continua
ela — um
jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
— E
como é que ele aguentou um mês só comendo isso?! — perguntou
o pai.
O filho responde:
— Porque
é gostoso! — E
pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse
um bicho.
A
mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso,
e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga
verde com sal, comia até milho verde cru.
— E
devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso
botar na boca...
O
filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula
na cadeira, pega o bife de volta:
— Não
senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
— Ele
continua olhando o prato vazio, até que resmunga:
— Se
vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
O
pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
— E
você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa
idade vai pesar mais de cem quilos!
— No
Japão — resmunga
ele — podia
ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
— E
no Natal — cantarola
a mãe — vai
ser Papai Noel, né? E Rei Momo no carnaval... — Não tripudie — diz
o pai. — Ele
ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha
mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
O
filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca
uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma
voz doce:
— Está
descobrindo que salada é gostoso, não está?
— Não,
peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de
descobrir que tomate também é nojento.
— Mas
catchup você come não é? Pois é feito de tomate!
— E
ele também não come ovo — emenda a mãe — mas
come maionese, que é feita de ovo!
O
filho continua olhando o prato vazio.
— Coma
ao menos feijão com arroz — diz o pai.
Ele
pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num
campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra
sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de
novo, mas a mãe retira novamente:
— Ou
salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
O
pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato
tristemente.
Depois
a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai
sussurra para ela:
— Mas
ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
Ela
diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal,
mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife — com
salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de
letras. O pai se anima:
— Pergunte,
pergunte!
— Você
podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
— Claro!
Por que, o que você quer escrever?
— Hambúrguer,
maionese e catchup.
É
teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O
filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai
escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim
escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
— Ainda
não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...
Domingos Pellegrini
Antologia de crônicas:
crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.
1) Assinale
o fato narrado nessa crônica.
( )
Pai, mãe e filho discutem na mesa de almoço e jantar sobre a alimentação do
filho.
( )
Pai e filho querem comer bife com batatas todos os dias.
2) Quais
personagens participam dessa crônica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Por
que o pai e a mãe lacrimejam ao ver a palavra amor escrita na sopa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Identifique
quem está falando em cada uma das falas.
a) Não quero meu filho
engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita
e carne, carne e batata frita. _______________
b) Coma ao menos feijão com
arroz. ______________________________
c) Você podia escrever o que quisesse
com as letras no prato? __________________________
5) A
história lida poderia ter acontecido na vida real? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRAMÁTICA
1- Complete as frases com mais, mas ou más:
a) Tentou, _________ não conseguiu.
b) É um dos países ________ pobres do planeta.
c) Nosso país é rico, _________ não consegue sair do subdesenvolvimento.
d) Somente pessoas _________ sentem inveja do próximo.
e) Era linda e sorridente, ________ não respeitava nem mesmo seus pais.
2- Sublinhe
os verbos que você encontra na tirinha.
3- Reescreva as frases na primeira pessoa do plural.
a)Eu fui até o supermercado comprar refrigerantes.
a)Eu fui até o supermercado comprar refrigerantes.
____________________________________________________
____________________________________________________________
b) Ela precisa ir ao dentista hoje à tarde.
b) Ela precisa ir ao dentista hoje à tarde.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
4- Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Os pires das
xícaras são azuis.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Os cães dormem nos
canis dos quintais.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Veja o exemplo e complete:
Sempre compro livros.
Verbo: comprar
Tempo: presente
1ª pessoa do singular
a) Amanhã lerei o livro.
Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
______________________________________________
b) Ontem não contaram a
história.
Verbo:
_____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________
c) Ele lê a
história para a mãe.
Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________
d) A mãe sorriu agradecida.
Verbo: _____________________
_______________________________________________
e) As meninas brincarão na
escola.
Verbo: _______________________________
Tempo: _______________________________
_________________________________________________
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