terça-feira, 5 de janeiro de 2016

   DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS

Tente imaginar esta cena: homens, animais e florestas convivendo em harmonia. Os homens retiram das plantas apenas os frutos necessários e cuidam para que elas continuem frutificando; não matam  animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios e não enchem   de 5 fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, bem como as influências que  uns exercem sobre os outros, estão em equilíbrio. (...) 
Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das   florestas,    mas    também evitar  uma  de suas piores 10 consequências: a morte e o desaparecimento total de muitas espécies de animais. Apesar de nossa fauna ser muito variada, a lista oficial das espécies que estão desaparecendo já chega a 86 (dentre elas, a anta, a onça, o mico-leão, a ema e o papagaio). 
E a extinção desses animais acabará provocando o 15 desequilíbrio do meio ambiente, pois o desaparecimento de um deles faz sempre com que aumente a população de outros. Por exemplo: o aumento do número de piranhas nos rios brasileiros é consequência do extermínio de seus três inimigos naturais - o dourado, a ariranha e o jacaré.
                                               
                                                                                              (Nosso Brasil, 1979)



1) O autor propõe ao leitor que imagine uma cena para que ela funcione como: 

a) um ideal a ser alcançado. 
b) uma fantasia que nunca se realizará. 
c) um objetivo a que se deve dar as costas.
d) uma finalidade dos grupos religiosos. 
e) uma mensagem de fraternidade cristã.

2) “...homens, animais, florestas e oceanos convivendo em harmonia.”; na continuidade do texto, o autor mostra que: 

a) esqueceu-se de referir-se aos rios. 
b) o homem é o agente desequilibrador da natureza. 
c) os animais não matam seus semelhantes sem motivo. 
d) a poluição do ar também tem causas naturais. 
e) os seres vivos vivem em equilíbrio no mundo atual.

3) O item em que o elemento sublinhado tem um vocábulo correspondente indicado de forma adequada é: 

a) “...convivendo em harmonia.” - harmoniosas 
b) “...não matam animais sem motivo,...” - impensadamente 
c) “...influências que uns exercem sobre os outros...” - recíprocas 
d) “...estão em equilíbrio.” - equilibradamente 
e) “...controlar a exploração das florestas...” – ecológica

4) “Os homens retiram das plantas apenas os frutos necessários...”; esta parte da cena proposta pelo autor defende que: 

a) não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. 
b) Deus provera o dia de amanhã. 
c) se souber usar não vai faltar. 
d) a ciência prevê para poder prover. 
e) quem espera sempre alcança.

5) No final do primeiro parágrafo aparecem dois parênteses com pontos; isso significa que: 

a) o autor deixou de dizer outras coisas importantes. 
b) o texto deixou de reproduzir uma parte do texto original. 
c) parte do original do texto esta ilegível. 
d) nesse espaço havia uma ilustração que foi omitida. 
e) havia originalmente trechos em outras línguas.

6) O que o primeiro parágrafo tenta defender é: 

a) o equilíbrio ecológico. 
b) a extinção dos animais .
c) a despoluição ambiental. 
d) o reflorestamento. 
e) a proteção dos rios e oceanos.

7) “Nossa preocupação (de brasileiros)...”; o que vai entre parênteses, nesse caso, é: 

a) a retificação de uma ambiguidade. 
b) a explicação de um termo anterior. 
c) a particularização de um significado. 
d) a inclusão de uma ideia já explícita. 
e) um comentário para o leitor.

8) O risco a que se refere o autor do texto com o último período do texto é: 

a) a extinção dos jacarés, ariranhas e dourados. 
b) o excesso de piranhas nos rios brasileiros. 
c) a mortandade de outros peixes provocada pelas piranhas. 
d) a desarmonia populacional das espécies animais. 
e) a falta de alimento para o povo brasileiro.

9) A relação entre a morte do dourado e a piranha é a de: 

a) causa / conseqüência 
b) efeito / causa 
c) agente / paciente 
d) fato / agente 
e) motivação / ação

10) Falando dos perigos que o desaparecimento dos  animais provoca em 
nosso ambiente, o autor apela para: 

a) a sedução do leitor, mostrando as belezas do mundo natural. 
b) a intimidação do leitor, indicando os males que daí advêm. 
c) a provocação do leitor, desafiando-o a mudar seu comportamento. 
d) o constrangimento do leitor, deixando-o envergonhado por suas atitudes. 
e) a tentação do leitor, prometendo-lhe uma recompensa por seus atos.


GABARITO

1) Letra a
2) Letra b
3) Letra c
4) Letra c
5) Letra b
6) Letra a
7) Letra c
8) Letra d
9) Letra a
10) Letra b



Apagão em escala planetária festejará o brilho das estrelas

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. (…) Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.

                                  
(Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004)

1 – Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada:

a) pelo brilho intenso das estrelas.
b) pela perda do frescor dos astros.
c) pela pouca iluminação de algumas cidades.
d) pelo excesso de iluminação urbana.
e) pelo brilho lunar.

2 – De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque:

a) dificulta a iluminação urbana.
b) ilumina excessivamente a cidade.
c) impede a plena observação das estrelas.
d) torna a noite ainda mais escura.
e) as pessoas se incomodam com tanta luz.

3 – A questão central tratada no texto é a:

a) economia de energia.
b) beleza das estrelas.
c) pesquisa dos astros.
d) poluição luminosa.
e) A falta de luz.


4 – A finalidade desse texto é:

a) informar a preocupação dos astrônomos.
b) denunciar os perigos de um apagão.
c) alertar sobre o consumo de energia.
d) valorizar o excesso de iluminação urbana.
e) mostrar a preocupação das pessoas referente a luz.

5 – Assinale a frase em que os advérbios expressam ideias de tempo e negação:

a) Falei calmamente com os embaixadores.
b) Não me pergunte as razões da minha atitude.
c) Eles sempre chegam atrasados.
d) Hoje acreditei em você, mas não acreditarei mais!
e) Agora seremos felizes para sempre.

6 – Pesquise e registre no caderno  quem foi Albert Einstein.


Gabarito
1 – D / 2 – C / 3 – D / 4 – A / 5 – D

                                          http://maiseducativo.com.br/exercicio-de-interpretacao-para-o-6o-ano-ef-ii/



                          
                            Sopa de Macarrão

            O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome.  Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.
            Lá da cozinha a mãe diz que decretou  De-cre-tei!  que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
             Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
            Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
             Nos Estados Unidos  continua ela  um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
             E como é que ele aguentou um mês só comendo isso?!  perguntou o pai.
            O filho responde:
            — Porque é gostoso!  E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
            A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.
             E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca...
            O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
             Não senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
             Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga:
             Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
            O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
             E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos!
             No Japão  resmunga ele  podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
             E no Natal  cantarola a mãe  vai ser Papai Noel, né? E Rei Momo no carnaval...  Não tripudie  diz o pai.  Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
            O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
             Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
             Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
             Mas catchup você come não é? Pois é feito de tomate!
             E ele também não come ovo  emenda a mãe  mas come maionese, que é feita de ovo!
            O filho continua olhando o prato vazio.
             Coma ao menos feijão com arroz  diz o pai.
            Ele pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
             Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
            O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
            Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussurra para ela:
             Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
            Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife  com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
             Pergunte, pergunte!
             Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
             Claro! Por que, o que você quer escrever?
             Hambúrguer, maionese e catchup.
            É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
             Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...


Domingos Pellegrini
Antologia de crônicas: crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.



1)    Assinale o fato narrado nessa crônica.

       (   ) Pai, mãe e filho discutem na mesa de almoço e jantar sobre a alimentação do filho.
       (   ) Pai e filho querem comer bife com batatas todos os dias.


2)    Quais personagens participam dessa crônica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)    Por que o pai e a mãe lacrimejam ao ver a palavra amor escrita na sopa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)    Identifique quem está falando em cada uma das falas.

a)  Não quero meu filho engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer  batata frita e carne, carne e batata frita. _______________
b)  Coma ao menos feijão com arroz. ______________________________
c) Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato? __________________________

5)     A história lida poderia ter acontecido na vida real? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


GRAMÁTICA

1-    Complete as frases com mais, mas ou más: 

a) Tentou, _________ não conseguiu.
b) É um dos países ________ pobres do planeta.
c) Nosso país é rico, _________ não consegue sair do subdesenvolvimento.
d) Somente pessoas  _________ sentem inveja do próximo.
e) Era linda e sorridente,  ________ não respeitava nem mesmo seus pais.

2-    Sublinhe os verbos que você encontra na tirinha.

3-   Reescreva as frases na primeira pessoa do plural. 

a)Eu fui até o supermercado comprar refrigerantes.  
           ____________________________________________________
____________________________________________________________
b)  Ela precisa ir ao dentista hoje à tarde.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________


4-   Reescreva as frases no singular:

a) Os girassóis estão cheios de formigas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Os anéis enfeitam as mãos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.

________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Veja o exemplo e complete:

Sempre compro livros.
Verbo: comprar
Tempo: presente
1ª pessoa do singular

a)  Amanhã lerei o livro.
Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
______________________________________________

b)  Ontem não contaram a história.
     Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________

c) Ele  a história para a mãe.
 Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________

d) A mãe sorriu agradecida.
Verbo: _____________________
     Tempo: _____________________
_______________________________________________

e) As meninas brincarão na escola.
Verbo: _______________________________
Tempo: _______________________________

_________________________________________________

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial