sábado, 30 de maio de 2015

OUTRAS ATIVIDADES SUGERIDAS

O Leão e o Rato

Estava um rato prestes a ser devorado por um gato faminto quando um leão que passava por perto, comovido com seu desespero, espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:
- Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir este favor.
O leão, que não havia feito aquilo pensando em recompensa, seguiu o seu caminho:
- Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor ao rei dos animais?
No dia seguinte, o leão estava andando distraído quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo. Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.
- Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.
Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:
- É já que vou retribuir o favor que você me fez.
E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede dos caçadores.


(Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004)




01 - A fábula recebeu esse título porque:

(A) indica que o leão é o rei dos animais.
(B) indica quem são os personagens principais.
(C) indica que o leão e o rato são os personagens secundários.
(D) nega os fatos importantes acontecidos com todos os personagens.


02 - A atitude do leão para salvar o rato demostra:

(A) inveja do gato.
(B) piedade pelo rato.
(C) desprezo pelo rato.
(D) egoísmo por ser mais forte.

03 - O sentimento do rato em relação à atitude do leão indica:

(A) astúcia.
(B) vaidade.
(C) gratidão.
(D) liberdade.

04 - O leão foi aprisionado por causa:

(A) da sua distração.
(B) da mata fechada.
(C) do desejo de vingança do gato.
(D) do seu desconhecimento do ambiente.

05 - O ensinamento coerente com os fatos dessa fábula é:

(A) o orgulho leva à morte.
(B) é melhor confiar desconfiando.
(C) quando a sorte muda, os fortes necessitam dos fracos.
(D) aos poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.

06 - O trecho "[...] quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo" comprova que os caçadores pretendiam:

(A) caçar o leão.
(B) ajudar o rato.
(C) testar a armadilha.
(D) caçar qualquer animal.

 07 - O adjetivo "pobre", empregado no 4º parágrafo, expressa:

(a) posição social.
(B) falta de dinheiro.
(C) motivo de orgulho.
(D) digno de compaixão.

08 - No texto, a palavra que significa "próximo de acontecer" é:

(A) prestes.
(B) retribuir.
(C) comovido.
(D) prontificou-se.

09 - O verbo "refazer" foi empregado no texto como sinônimo de:

(A) reparar, arrumar.
(B) reorganizar, reformar.
(C) fazer de novo, corrigir.
(D) restaurar as forças, revigorar-se.

10 - A fala do leão na armadilha confirma o sentimento de:

(A) falta de esperança em ser salvo.
(B) surpresa com a atitude dos caçadores.
(C) esperança de chegar um amigo e salvá-lo.
(D) certeza de que ia livrar-se sozinho da armadilha.


11 – Os verbos retribuir, roer, salvar e incomodar estão no:

(A)    pretérito.
(B)    infinitivo.
(C)       particípio
(D)       gerúndio.

12 – “O senhor é o rei...” o termo sublinhado é um pronome:

(A)     pessoal do caso reto.
(B)     pessoal do caso obliquo.
(C)       de  tratamento.
(D)       demonstrativo.




A GALINHA E OS OVOS DE OURO

         Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:
- Veja! Estamos ricos!
        Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
       Na manhã seguinte, a galinha pôs um outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim  
aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou: "Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
         Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra.

MORAL: Quem tudo quer tudo perde.

1) No trecho " Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço", a palavra  sublinhada refere-se à:

  
(A) bom.
(B) mercado.
(C) ovo.
(D) preço.

2)  O homem ficou rico porque

(A) apanhou o ovo, correu para casa e mostrou para a esposa.
(B) descobriu que tinha no quintal uma galinha que botava ovos.
(C) matou uma que tinha um tesouro dentro da barriga.
(D) vendeu ovos de ouro no mercado durante vários dias.

3) O ponto de exclamação em "Estamos ricos!" Indica que o fazendeiro está

(A) irritado.
(B) surpreso.
(C) tranquilo.
(D) triste.

4) A história trata, principalmente, da 

(A) esperteza.
(B) ganância.
(C) ignorância.
(D) maldade.

5)  O fazendeiro resolveu matar a galinha porque

(A) achou que ela escondia um tesouro.
(B) descobriu que ela botava ovos comuns.
(C) percebeu que ela era igual às outras galinhas.
(D) vendeu o segundo ovo por melhor preço.

6) O fazendeiro acreditou que dentro da galinha havia 

(A) carne.
(B) dinheiro.
(C) ovos. 
(D) tesouro.

GABARITO: 1 C, 2 D, 3 B, 4 B, 5 A,  6 D.



A formiga e a pomba

            Uma formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
            Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem.
            Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar uma armadilha para pegar a pomba, que repousava nos galhos sem notar o perigo.
            A formiga, percebendo a intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe, a salvo.

Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.

(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html) 

01 -  Este texto é uma fábula porque apresenta características como:

(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) animais como personagens e moral da história.

02 - O texto começa dizendo “Uma formiga foi à margem do rio para beber água.” A palavra margem quer dizer:

(A) margem do caderno
(B) beira
(C) folha.

03 - A formiga se salvou da correnteza porque:
(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) ela subiu numa folha de árvore jogada no rio pela pomba.

04 - A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba, no momento em que:

(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.

05 - No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com:

(A) fome.
(B) sede.
(C) frio.

06 - “A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé”:

(A) da pomba
(B) dela mesma
(C) do caçador

07 - "Uma boa ação se paga com outra". Esta frase também pode indicar:

(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.

08 -  Você já ajudou alguém num momento de dificuldade? Comente:
___________________________________________           ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






O burro que vestiu a pele de um leão


           Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele correndo que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação.
         Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
         – Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!

         Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato. 


(ASH, Russel; HIGTON, Bernard (Comp.). Fábulas de Esopo. Tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. p. 70.)



1) Que tipo de texto é este? Justifique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Quais são os personagens que participam dela?


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual foi a brincadeira que o burro resolveu fazer? 


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Como o burro começou a se sentir ao ver que toda a bicharada corria dele?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Explique a frase: “Não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação”. E quem foi que falou isso?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Como a raposa descobriu a farsa do burro?


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Por que todos os bichos fugiam correndo?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Você achou o burro esperto? Justifique.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) O que conta a história?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Explique o que você entendeu da moral.


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Que tipo de narrador tem o texto? Explique.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12) Onde se passa a história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13 -  No trecho “Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira”, a palavra sublinhada refere-se à brincadeira:


(A) do burro.
(B) do caçador.
(C) do leão.
(D) da raposa.


14 -  O burro “não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação” quer dizer que o burro soltou um som de:

(A) alegria. 
(B) desânimo.
(C) dúvida.
(D) espanto. 



15 -  Para entender o texto, é preciso saber que o burro é um animal:

(A) bravo.
(B) esperto.
(C) tolo.
(D) fero



16 - O burro assustou os bichos quando:

(A) encontrou uma pele de leão.
(B) estragou a pele de um leão.
(C) segurou a pele de um leão.
(D) vestiu a pele de um leão.



17 - Todos os bichos fugiam correndo porque tinham medo de:

(A) burro.
(B) caçador.
(C) leão.
(D) raposa

18 -   O ponto de exclamação em "Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!" indica que a raposa está:



(A) chorosa. 
(B) gozadora.
(C) irritada.
(D) quieta.




O CONSELHEIRO


CONTAM QUE UM CERTO LAVRADOR POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA E UM BOI QUE O TRABALHO ABATERA.
UM DIA, O BOI QUEIXOU-SE AO BURRO E PERGUNTOU-LHE:
”NÃO TERÁS Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”
O BURRO RESPONDEU: “FINGE-TE DE DOENTE E NÃO COMAS TUA RAÇÃO. VENDO-TE ASSIM, NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO E TU DESCANSARÁS”.
DIZEM QUE O LAVRADOR ENTENDIA A LINGUAGEM DOS ANIMAIS, E COMPREENDEU O DIÁLOGO ENTRE O BURRO E O BOI.
NA MANHÃ SEGUINTE, VIU QUE O BOI NÃO COMERA A SUA RAÇÃO: DEIXOU-O E LEVOU O BURRO EM SEU LUGAR. O BURRO FOI OBRIGADO A PUXAR O ARADO O DIA TODO, E QUASE MORREU DE CANSAÇO. E LAMENTOU O CONSELHO QUE DERA AO BOI.
QUANDO VOLTOU À NOITE PERGUNTOU-LHE O BOI:
 - COMO VAI QUERIDO IRMÃO?
 - VOU MUITO BEM, RESPONDEU O BURRO. MAS OUVI ALGO QUE ME FEZ ESTREMECER POR TUA CAUSA. OUVI NOSSO AMO DIZER: “SE O BOI CONTINUAR DOENTE, DEVEREMOS MATÁ-LO PARA NÃO PERDERMOS SUA CARNE”. “MINHA OPINIÃO É QUE TU COMAS TUA RAÇÃO E VOLTES PARA TUA TAREFA A FIM DE EVITAR TAMANHO INFORTÚNIO”.
O BOI CONCORDOU, E DEVOROU IMEDIATAMENTE TODA A SUA RAÇÃO. O LAVRADOR ESTAVA OUVINDO, E RIU.


1. O CONSELHEIRO DE QUE FALA O TÍTULO DO TEXTO É:

A) O BOI;                         B) O BURRO;                   C) O LAVRADOR.

2. DE QUEM PARTIU A INICIATIVA, ISTO É, O DESEJO DO CONSELHO: DO BOI OU DO BURRO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA BASEANDO-SE NO TEXTO:
_________________________________________________________________________________
3. POR QUE O BOI FOI PEDIR CONSELHO AO BURRO?
_____________________________________________________________________
4. O CONSELHO DADO PELO BURRO TEVE ALGUM EFEITO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA, COM PALAVRAS DO TEXTO:
_______________________________________________________________________________
5. FOI BOM PARA O BURRO TER DADO O CONSELHO AO BOI? POR QUÊ?
________________________________________________________________________________
6. O BURRO FICOU PREJUDICADO PELO CONSELHO QUE DEU AO BOI. COMO CONSEGUIU SAFAR-SE DA NOVA SITUAÇÃO?
_________________________________________________________________________________
7. A QUALIDADE DO BURRO QUE MAIS SE DESTACA NA HISTÓRIA É:

A) A ESPERTEZA;                B) A MALDADE;              C) A PREGUIÇA;

8. A CARACTERÍSTICA DO LAVRADOR QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO É:
A) A PACIÊNCIA              B) A COMPREENSÃO;         C) A ESPERTEZA

9. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE MELHOR SE RELACIONA COM O TEXTO:

A) O BOI É UM ANIMAL PREGUIÇOSO;
B) O BURRO É UM ANIMAL BEM BURRO MESMO;
C) O BURRO É UM ANIMAL ESPERTO;

10. ESSE TEXTO PERTENCE AO TIPO DE HISTÓRIA COM O GÊNERO FÁBULA POR QUE:

A) É UMA HISTÓRIA IMAGINÁRIA CUJAS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS QUE CONVERSAM, E ATRÁS DA HISTÓRIA ESCONDE UM ENSINAMENTO.
B) É UMA HISTÓRIA MUITO BACANA, BEM INTERESSANTE, O QUE CARACTERIZA UMA FÁBULA.
C) É UMA HISTÓRIA INVENTADA.

11. EM “POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARÁ”, A PALAVRA EM DESTAQUE SIGNIFICA:

A) PREGUIÇA;         B) FALTA DE TRABALHO         C) POUCO TRABALHO.


12. EM: “O NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR”, A EXPRESSÃO SUBLINHADA SIGNIFICA:

A) QUE O BOI E O BURRO SE AMAVAM COMO IRMÃO;
B) PATRÃO, DONO;
C) QUE O DONO GOSTAVA DOS DOIS ANIMAIS;

13. NO TRECHO: “NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO”. A PALAVRA EM DESTAQUE LAVRAR É O MESMO QUE:

A) PLANTAR                    B) LAVAR                                 C) CLAREAR

14. NA FALA: “NÃO TERÁS, Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”, A EXPRESSÃO DESTACADA SIGNIFICA:

A) CONSELHO                B) FOLGA                         C) TRABALHO



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial