sábado, 30 de maio de 2015

Atividades sugeridas para 5º ano do ensino fundamental.

Atividades sugeridas para 5º ano do ensino fundamental.

Fábulas

         As fabulas são histórias contadas há muitos anos em várias partes do mundo. Elas servem para transmitir uma moral, isto é, um ensinamento ou um conselho.
         Esopo foi um escravo grego que viveu há cerca de 2500 anos e que tinha o dom de criar historias, a maioria delas continham personagens animais que agiam como seres humanos. Por meio dessas historias Esopo criticava comportamentos humanos que considerava errado. 
         Inspirados em Esopo, muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas dois ficaram mundialmente famosos: o latino Fedro (15 a.C. - 50 d.C.) e o francês Jean de La Fontaine (1621-1695). No Brasil, Monteiro Lobato (século XX) foi quem as recriou.  




O galo que logrou a raposa

         Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
         -Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
         -Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
         Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
         - Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
         E rapou-se.
         Com esperteza, - esperteza e meia.


1- Em “Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:

(A ) notando
(B ) adivinhando
(C ) supondo
(D ) prevenindo

2- Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:

(A) proposta
(B) intenção
(C) voz
(D) chegada

3- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:

(A) escondeu-se
(B) subiu
(C) pulou
(D) encolheu-se


4- Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra sublinhada significa:

(A) disse em voz baixa
(B) falou disfarçadamente
(C) resmungou
(D) pensou


5 - Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a expressão sublinhada significa:

(A) falar em voz alta e com admiração.
(B) falar em tom de censura.
(C) falar demonstrando aprovação.
(D) falar em tom autoritário.

6- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão sublinhada equivale a:

(A) entre as guerras.
(B) apesar das guerras.
(C) longe das guerras.
(D) sem as guerras.


7- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão sublinhada quer dizer:

(A) ir para um lugar que não faça tanto calor.
(B) sair para o ar livre.
(C) ir saindo.
(D) colocar-se a salvo.


8- Em “E raspou-se” significa:

(A) saiu calmamente.
(B) saiu precipitadamente.
(C) escondeu-se.
(D) feriu-se.


9- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:

(A) zangada.
(B) decepcionada.
(C) indiferente.
(D) contente.


10- A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:

(A) aliviar o sofrimento do galo.
(B) dar uma lição no galo.
(C) cozinhar o galo.
(D) fazer amizade com o galo.


11- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!” – o galo se refere às:

(A) desavenças ocorridas entre os homens.
(B) brigas entre ele e a raposa.
(C) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
(D) desavenças que houve no reino animal.


12- A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa mostrou-se:

(A) mais esperta do que o galo.
(B) menos esperta do que o galo.
(C) tão esperta quanto o galo.
(D) muito esperta, além de corajosa e brincalhona.


13- O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referencia ao galo, relaciona-se:

(A) ao canto do galo.
(B) à raça do galo.
(C) à cor do galo.
(D) ao físico do galo.

14 - Este texto é uma fábula porque apresenta características como:

(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) animais como personagens e moral da história.
(D) dados de pesquisa, relato e depoimento.







TEXTO 1:       A cigarra e a formiga


       Tendo a cigarra contado durante todo o verão, viu-se ao chegar o inverno sem nenhuma provisão.
         Foi a casa da formiga, sua vizinha, e então lhe disse:
         – Querida amiga podia emprestar-me um grão que seja, de arroz, de farinha ou de feijão? Estou morrendo de fome.
         – Faz tempo que não come? – perguntou-lhe a formiga, avara de profissão.
         – Faz.
         – E o que fez a senhora durante todo o verão?
         – Eu cantei – disse a cigarra.
         – Cantou, é? Pois agora, dança!

Jean de La Fontaine. Fábulas. Rio de Janeiro: Revan, 2002. P. 10


TEXTO 2: A raposa e a cegonha

         Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu a sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha com seu bico comprido mal pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava ao gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
         Assem que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delicias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, aborrecidíssima só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição, enquanto ia andando para casa faminta, pensava: “ Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro”.

         Moral: Trate os outros assim como deseja ser tratado.

Esopo. Fábulas de Esopo. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2005. p. 36.

1)    Marque a alternativa que apresenta a semelhança entre os dois texto:
    (    ) São textos informativos
    (    ) Possuem dois personagens
    (    ) os personagens são humanos
    (    ) os personagens são animais
    (    ) são texto fábulas

2)    Para responder as questões abaixo leia o texto 1

a)    Quais são os personagens da história ?
R.:  ___________________________________________________
b)    Quem é o autor do texto?
R.:  ___________________________________________________
c)    O que aconteceu com a cigarra quando o inverno chegou?
R.: ___________________________________________________
d)    O que a cigarra poderia ter feito para que sua situação fosse diferente no inverno?
R.: ___________________________________________________
e)    Qual foi a atitude da formiga em relação a cigarra?
R.: ___________________________________________________
f)     Você concorda com a atitude da formiga? Se você fosse a formiga que atitude tomaria em relação ao pedido de ajuda da cigarra?
R.: ________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Para responder as questões abaixo leia o texto 2

a)    Quais são os personagens da historia?
R.: ___________________________________________________
b)    Quem é o autor do texto? E qual é o título do texto?
R.: ___________________________________________________
c)    Quantos e quais são os ambientes em que a historia acontece?
R.: ___________________________________________________
d)    O que a raposa fez com a cegonha?
R.: ___________________________________________________
e)    Em sua opinião qual foi o sentimento da cegonha ao sair da toca da raposa?
R.: ___________________________________________________
f)     Qual é a moral da historia? Qual a sua opinião sobre ela?
R.: _____________________________________________
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4)    Em que situações do nosso cotidiano, você acha que essa que essa moral da história pode ser utilizada?
_____________________________________________________
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1- Leia e responda as questões propostas


O  Rato do Campo e o Rato da Cidade


 Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo. O rato do campo era um pouco arrogante, (metido) mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:
- Não posso entender primo, como você consegue viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passar lá uma semana, ficará admirado de ter suportado a vida no campo.
Os dois puseram-se, então, a caminho. Já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. O rato da cidade disse polidamente (educadamente) ao primo:
- Certamente que gostará de tomar um refresco, após esta caminhada.
Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. O rato do campo perguntou assustado:
- O que é isto?
O rato da cidade respondeu:
- São, simplesmente, os cães da casa.
- Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.             
Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa.
O rato do campo disse:
-  Adeus, primo! Vou voltar para minha casa no campo.
O rato da cidade perguntou:
- Já vais? Tão cedo?
Respondeu o rato do campo:
- Sim, já vou e não pretendo voltar.



Moral da história: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

I – Responda:

a)  Como o rato do campo recebeu o primo da cidade?
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b) Qual a opinião do rato da cidade quanto à alimentação do rato do campo?
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c) Observe esse diálogo (conversa)
“O rato da cidade respondeu:
- São, simplesmente, os cães da casa.
- Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.”

O que o rato da cidade quis dizer com simplesmente?
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E o rato do campo o que quis dizer com simplesmente?
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d) Qual é a moral da história?
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e) Responda com suas palavras: Qual a opinião do rato do campo sobre a vida na cidade?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Responda observando os travessões que marcam a conversa dos personagens:

I – Quem falou estas frases?

a)      - Já vais? Tão cedo? ________________________________
b)      - Sim, já vou e não pretendo voltar.  ________________________________

4- Assinale com um (X) a alternativa correta:

I – Os ratos encontram os restos de:
 (      ) Um lanche
(      ) um almoço
(      ) uma grande festa

II – Os restos da festa eram:
(      ) sucos
(      ) geleias e bolos deliciosos
(      ) churrascos

III – Esopo era:
(      ) O rato do campo
(      ) O rato da cidade
(      ) um escravo contador de histórias

5 – Análise da Estrutura textual:

a) Quantos parágrafos o texto: O rato do campo e o rato da cidade tem?
______________________________________________________
b) Quantos travessões o texto: o rato do campo e o rato da cidade tem?
______________________________________________________

c)  Explique para que serve o travessão nos textos?
______________________________________________________

6 – Observe no texto e faça análise ortográfica (escrita)

I – Marque (V) para verdadeira e (F) para falso

Estão escritas corretamente as palavras:

 (       ) assustado, pressa, socego
 (       ) asustado, pressa, sossego
 (      ) assustado, pressa, sossego
(       ) campo, delisioso, geleia
(       ) canpo, delicioso , geleia
(       ) campo, delicioso, geleia

7 – Preencha o quadro com pronomes retirados do texto
Pronome pessoal do caso reto
Pronome pessoal do caso obliquo
Pronome possessivo
Pronome demonstrativo






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