terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OLIM... PIADAS DOS INSETOS

OLIM... PIADAS DOS INSETOS
                                              Luciane W. Raupp

Nas olimpíadas dos insetos,
Todos os resultados pareciam certos

No salto a distância, o Senhor Grilo já se via campeão.
Fez pose para fotos, jogou beijos, acenou a mão.
Disse, bem ligeiro e bem alto:
– Atenção para o meu grande salto!
O que ele não contava, o que ele não esperava
Era pela Dona Lesma que passeava
Toda linda, toda cheia de bagagens,
Bem na linha de aterrissagens!

No levantamento de peso, a Dona Formiga
Não via adversários para entrar na briga!
Pela Dona Abelha foi vencida:
50  contra 300 foi a partida.
A Sra. Pulga nem precisou competir:
Sua força todos sabem admitir.

A competição mais esperada era a de velocidade!
A plateia zunia de felicidade!
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as favoritas.
Nos seus postos, muito aflitas.
A Dona Joaninha queimou a largada:
Todos os insetos saíram em revoada
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma confusão!
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao chão.

O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade:
– Vamos botar regras nessa entomológica atividade!
Ninguém entendeu o desejo da Majestade...
E deixaram a ordem para bem mais tarde!

Por isso, não te enganes não:
Nas olim...piadas dos insetos,
Para te dizer os resultados bem corretos,
só deu foi confusão!


Questões sobre o poema para responder no caderno:

1) Por que os resultados das olimpíadas dos insetos pareciam certos, mas não estavam?

2) Você já viu um grilo saltar? Por que um grilo seria campeão de saltos?

3) O grilo parecia confiante na sua vitória? Por quê?

4) Você já observou formigas trabalhando? Por que ela, que é tão pequenina, se consideraria campeã no levantamento de peso?

5) Você já tentou caçar uma barata? E uma libélula? Elas são tão rápidas assim para serem consideradas as favoritas na prova de velocidade?

6) Pesquise, no dicionário, o significado da palavra “entomológica”. Por que foi usada nesse texto? Por que os insetos não entenderam o seu próprio rei? E por que deixaram a sua ordem para mais tarde?

7) Afinal, por que as atividades dos insetos estão mais para “olim..piadas” do que para “olimpíadas”?

8) Pensar em como um dos insetos do poema sentiu-se após se envolver na confusão. O que ele fez para não ficar tão triste? Quem o ajudou? Ele se envolveu novamente nas Olimpíadas? Conte o que aconteceu com ele!

9) Como o Rei Besouro reagiu frente à confusão nas suas olimpíadas? O que resolveu fazer então? Invente!

10) Como seriam as olim...piadas dos...
... mamíferos?
... peixes?
... anfíbios?
... invertebrados?
...reptéis?

11) Além das modalidades olímpicas citadas no texto, quais são as outras que você conhece? Quais insetos poderiam ser campeões? E que confusão haveria?
12) Como seria o futebol dos insetos? Como seriam formados os times? Quem seria o juiz? E os bandeirinhas? De que material seria feita a bola? O que não daria certo? Conte a sua história!






N0ME: _______________________________________________



                            SE O MUNDO FOSSE MEU


            Ah! Se esta rua fosse minha ... eu não mandaria  ladrilhar, mas trabalharia bem  o solo para o carro passar, para a crianças brincar e a água escoar.
            Se o rio fosse meu... suas águas seriam limpas, claras, eu não deixaria poluir, lixo seria jogado, esgoto no lugar certo e os peixes sempre por perto.
             Se a mata fosse minha... só os pássaros poderiam construir, árvores não seriam derrubadas, não haveria queimadas e tudo seria mais feliz.
              Se o mundo fosse meu... não haveria lágrimas e nem sofrimento, os animais seriam livres, os rios não teriam poluição, não haveria choro nem lamento, e o melhor lugar para se pisar, seria o chão!
                                                                               
                   Benedita Aparecida C. dos Reis.



1)   De acordo com o texto “Se o mundo fosse meu” quais são os recurso naturais que estão sendo poluídos:

(A)               Solo, água, ar, fauna e flora.
(B)               Rua, carro, lixo e água.
(C)               Chão, esgoto, poluição e árvore.
(D)               Queimadas, derrubadas, pássaro e ar.   
      
2)   Assinale a alternativa correta, referente ao texto:

(A) Contribuir para o progresso.
(B) Construir pontes, viadutos e estradas.
(C) Cuidar das matas, dos rios, animais.
(D) Soltar balões, matar pássaros.

3)   Podemos dizer Não haveria lagrimas nem sofrimentos . Você diria que esta mensagem pretende:

(A) não destruir o mundo e pensar no nosso futuro
(B) pessoas que são sentimentos
      (C)pessoas que gostam de aproveitar a vida
(D) destruir  o  mundo e não pensar  no futuro




O MACACO E O COELHO

                 Um macaco e um coelho fizeram a combinação  de um matar as borboletas e outro matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu.
                  O macaco veio e puxou-lhe as orelhas.
                   _ O que é isso? Gritou o coelho, acordou num pulo.
                  O macaco deu uma risada.
                _ -- Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...
                 
         O coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo “Espere que te curo”.
                  Logo depois  o macaco  sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com um pau, e lept! – pregou- lhe uma grande paulada no rabo. O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore.
                     Desculpe amigo – disse lá debaixo o coelho. _ Vi aquele rabo torcidinho  entre as pedras e pensei que fosse uma cobra.
                      Foi desde ai que  o  coelho, de medo do macaco vingar – se passou a morar nos buracos.

4)   O trato que o macaco e o coelho  fizeram foi que:

       (A)         Os dois matariam as borboletas e as cobras.
 (B)         Um mataria as borboletas e outro mataria as cobras
(C)             O coelho mataria as borboletas quando o macaco mandasse
 (D)         O macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho
  
5)   O coelho, com medo de vingança do macaco, passou então a morar.

(A)     Com outros animais.
(B)     Com a cobra e a borboleta.
                 (C)               Em tocas.
                 (D)               Na copa das árvores.

    6) No texto, a frase   ---Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas..., é dita

(A)              Pelos dois personagens
(B)               Pelo coelho
(C)              Pelo narrador
(D)              Pelo macaco

6)   Podemos afirmar que a historia O macaco e o coelho:

(A)              Aconteceu no passado e em uma floresta.
(B)              Aconteceu no presente e em um buraco.
(C)              Aconteceu  no passado e em uma cidade.
(D)              Aconteceu no presente em um lugar indefinido.

7)   No texto, o narrador:

(A) Dá informação sobre os macacos e coelhos.
(B) Conta uma história.
(C) Participa como personagens da história.
(D) Dá uma opinião sobre o comportamento dos animais.

9) Em O Coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo:
     Espere que te curo – a palavra grifada dá idéia que o coelho

(A)               Espera que o macaco se desculpe.
(B)               Quer ser amigo do macaco.
(C)               Vai curar o macaco de uma doença.
(D)               Vai vingar-se pelo que o macaco fez.

10) A alternativa que apresenta uma pergunta é:

(A)                – Desculpe-me, amigo – disse lá embaixo o coelho
(B)                Espere que te curo.
(C)                – O que é isso ? Gritou o coelho.
(D)                – Ah ! Ah ! Pensei que fosse duas borboletas.

11) Em O Coelho danou com a brincadeira..., a palavra grifada pode ser substituída por:

(A)              Ficou zangadíssino.
(B)              Ficou orgulhoso.
(C)              Ficou muito alegre.
(D)              Ficou entusiasmado.

12) Em – Ah ! Ah! Pensei que fosse duas borboletas..., a fala da personagem é indicada:

(A)               Pela letra maiúscula na primeira palavra.
(B)               Pelo travessão.
(C)               Pelo ponto de exclamação.
(D)               Pelo sinal de reticências.



                               ÁGUA DE BEBER


         Mais da metade da superfície da Terra é coberta por água, mas pouca pode ser usada para beber. É que a maior parte dela é salgada. Para se ter uma ideia, se colocássemos toda a água do Planeta dentro de uma garrafa dentro um refrigerante, uma colherinha de café corresponderia ao que podemos consumir !  É bom não desperdiçar !
 


13) A mensagem principal do texto é:

(A)  Que o planeta tem muita água.
(B)    Que podemos poluir o planeta Terra.
(C)  Que a água potável é pouca quantidade.
(D)  Que o planeta Terra é redondo.

14) Este texto é do tipo:

(A)  Poético.
(B)   Narrativo.
(C)  Informativo.
(D)  Literário.

15) De acordo com o texto o que se deve preservar:

(A) A poluição dos rios, mares, lagos.
(B)  Não jogar sujeira em rios, mares e lagos.
(C) Não se preocupar com a natureza.
(D) Isso é função do governo é não é nossa. 



DOSSIÊ   ÁGUA

            Gostaria de cumprimentar com atraso, a revista GALILEU pela reportagem dossiê “Água -
Esta na hora de poupar” (junho), que me possibilitou uma nota máxima em um trabalho sobre o racionamento. Não só por isso, mas também por ter feito o meu grupo de entender o assunto e divulgar para toda a turma a importância da água na nossa  vida. Obrigada.
                                     
                 Thais Correia Pina, Timoteo.MG.


16) O texto lido é:

(A) Um comunicado
(B) Um artigo de revista
(C) Uma  carta de leitor
(D) Um trabalho escolar

 17)  O objetivo do texto é:

(A) Elogiar a revista pela matéria publica.
(B) Agradecer o professor pela nota dada ao trabalho sobre o racionamento.
(C) Cumprimentar os leitores da revista.
(D) Divulgar a todos a importância da água para a vida.

  18) O texto foi escrito por:

(A) Um leitor, chamado Timóteo.
(B) Uma leitora, chamada Thais.
(C) Um professor, chamado Galileu.
(D) Um grupo de alunos.

  19) “...que me possibilitou uma nota máxima em um trabalho sobre o racionamento” A palavra sublinha refere-se a

(A) Água.
(B) Nota máxima.
(C) Revista.
(D) Autora do texto.

                                       




2 Comentários:

Às 20 de setembro de 2018 às 20:23 , Blogger Maria José disse...

Obrigada pelas atividades. são ótimas.

 
Às 3 de novembro de 2019 às 09:54 , Blogger Unknown disse...

Na primeira estrofe do poema destaque duas palavras que apresentam que encontro vocalico e classifique o

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial