OLIM... PIADAS DOS INSETOS
OLIM...
PIADAS DOS INSETOS
Luciane W. Raupp
Nas olimpíadas dos insetos,
Todos os resultados pareciam certos
No salto a distância, o Senhor Grilo já se
via campeão.
Fez pose para fotos, jogou beijos, acenou a
mão.
Disse, bem ligeiro e bem alto:
– Atenção para o meu grande salto!
O que ele não contava, o que ele não esperava
Era pela Dona Lesma que passeava
Toda linda, toda cheia de bagagens,
Bem na linha de aterrissagens!
No levantamento de peso, a Dona Formiga
Não via adversários para entrar na briga!
Pela Dona Abelha foi vencida:
50
contra 300 foi a partida.
A Sra. Pulga nem precisou competir:
Sua força todos sabem admitir.
A competição mais esperada era a de velocidade!
A plateia zunia de felicidade!
Sra. Barata e Srta. Libélula eram as
favoritas.
Nos seus postos, muito aflitas.
A Dona Joaninha queimou a largada:
Todos os insetos saíram em revoada
Numa só nuvem, esbarraram as asas, uma
confusão!
Perderam o equilíbrio, embolaram-se, foram ao
chão.
O Rei Besouro disse aos súditos uma verdade:
– Vamos botar regras nessa entomológica
atividade!
Ninguém entendeu o desejo da Majestade...
E deixaram a ordem para bem mais tarde!
Por isso, não te enganes não:
Nas olim...piadas dos insetos,
Para te dizer os resultados bem corretos,
só deu foi confusão!
Questões sobre o poema para responder no
caderno:
1) Por que os resultados das olimpíadas dos
insetos pareciam certos, mas não estavam?
2) Você já viu um grilo saltar? Por que um
grilo seria campeão de saltos?
3) O grilo parecia confiante na sua vitória?
Por quê?
4) Você já observou formigas trabalhando? Por
que ela, que é tão pequenina, se consideraria campeã no levantamento de peso?
5) Você já tentou caçar uma barata? E uma
libélula? Elas são tão rápidas assim para serem consideradas as favoritas na
prova de velocidade?
6) Pesquise, no dicionário, o significado da
palavra “entomológica”. Por que foi usada nesse texto? Por que os insetos não
entenderam o seu próprio rei? E por que deixaram a sua ordem para mais tarde?
7) Afinal, por que as atividades dos insetos
estão mais para “olim..piadas” do que para “olimpíadas”?
8) Pensar em como um dos insetos do poema
sentiu-se após se envolver na confusão. O que ele fez para não ficar tão
triste? Quem o ajudou? Ele se envolveu novamente nas Olimpíadas? Conte o que
aconteceu com ele!
9) Como o Rei Besouro reagiu frente à
confusão nas suas olimpíadas? O que resolveu fazer então? Invente!
10) Como seriam as olim...piadas dos...
... mamíferos?
... peixes?
... anfíbios?
... invertebrados?
...reptéis?
11) Além das modalidades olímpicas citadas no
texto, quais são as outras que você conhece? Quais insetos poderiam ser
campeões? E que confusão haveria?
12) Como seria o futebol dos insetos? Como
seriam formados os times? Quem seria o juiz? E os bandeirinhas? De que material
seria feita a bola? O que não daria certo? Conte a sua história!
N0ME:
_______________________________________________
SE O MUNDO
FOSSE MEU
Ah! Se esta rua fosse minha ... eu
não mandaria ladrilhar, mas trabalharia
bem o solo para o carro passar, para a
crianças brincar e a água escoar.
Se o rio fosse meu... suas águas
seriam limpas, claras, eu não deixaria poluir, lixo seria jogado, esgoto no
lugar certo e os peixes sempre por perto.
Se a mata fosse minha... só os
pássaros poderiam construir, árvores não seriam derrubadas, não haveria
queimadas e tudo seria mais feliz.
Se o mundo fosse meu... não haveria lágrimas e nem sofrimento, os
animais seriam livres, os rios não teriam poluição, não haveria choro nem
lamento, e o melhor lugar para se pisar, seria o chão!
Benedita Aparecida C. dos Reis.
1) De acordo com o texto “Se o mundo fosse meu” quais são os recurso naturais que estão sendo poluídos:
(A)
Solo, água, ar, fauna e flora.
(B)
Rua,
carro, lixo e água.
(C)
Chão, esgoto, poluição e árvore.
(D)
Queimadas, derrubadas, pássaro e ar.
2)
Assinale a alternativa correta, referente ao texto:
(A) Contribuir para o progresso.
(B) Construir pontes, viadutos e estradas.
(C) Cuidar das matas, dos rios, animais.
(D) Soltar balões, matar pássaros.
3)
Podemos dizer Não haveria lagrimas nem sofrimentos . Você
diria que esta mensagem pretende:
(A) não destruir o mundo e pensar no nosso futuro
(B) pessoas que são sentimentos
(D) destruir
o mundo e não pensar no futuro
O MACACO E O COELHO
Um macaco e um coelho fizeram
a combinação de um matar as borboletas e
outro matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu.
_ O que é isso? Gritou o
coelho, acordou num pulo.
O macaco deu uma risada.
_ -- Ah! Ah! Pensei que fossem
duas borboletas...
O coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo “Espere que te
curo”.
Logo depois o macaco
sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com
um pau, e lept! – pregou- lhe uma grande paulada no rabo. O macaco deu um
berro, pulando para cima duma árvore.
Desculpe amigo – disse lá
debaixo o coelho. _ Vi aquele rabo torcidinho
entre as pedras e pensei que fosse uma cobra.
Foi desde ai que o
coelho, de medo do macaco vingar – se passou a morar nos buracos.
4)
O trato que o macaco e o coelho fizeram foi que:
(A) Os dois matariam as
borboletas e as cobras.
(B)
Um mataria as borboletas e outro mataria as cobras
(C)
O coelho mataria as borboletas quando o macaco mandasse
(D)
O macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho
5)
O coelho, com medo de vingança do macaco, passou então a
morar.
(A) Com outros animais.
(B) Com a cobra e a borboleta.
(C)
Em tocas.
(D)
Na copa das árvores.
6) No texto, a frase ---Ah! Ah! Pensei que fossem
duas borboletas..., é dita
(A)
Pelos dois personagens
(B)
Pelo coelho
(C)
Pelo narrador
(D)
Pelo macaco
6)
Podemos afirmar que a historia O macaco e o coelho:
(A)
Aconteceu no passado e em uma floresta.
(B)
Aconteceu no presente e em um buraco.
(C)
Aconteceu no
passado e em uma cidade.
(D)
Aconteceu
no presente em um lugar indefinido.
7)
No texto, o narrador:
(A) Dá informação sobre os
macacos e coelhos.
(B) Conta uma história.
(C) Participa como
personagens da história.
(D) Dá uma opinião sobre
o comportamento dos animais.
9)
Em O Coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo:
Espere que te curo – a palavra
grifada dá idéia que o coelho
(A)
Espera que o macaco se desculpe.
(B)
Quer ser amigo do macaco.
(C)
Vai curar o macaco de uma doença.
(D)
Vai vingar-se pelo que o macaco fez.
10)
A alternativa que apresenta uma pergunta é:
(A)
– Desculpe-me,
amigo – disse lá embaixo o coelho
(B)
Espere que te
curo.
(C)
– O que é isso ?
Gritou o coelho.
(D)
– Ah ! Ah ! Pensei
que fosse duas borboletas.
11)
Em O Coelho danou com a brincadeira..., a palavra grifada pode ser
substituída por:
(A)
Ficou zangadíssino.
(B)
Ficou orgulhoso.
(C)
Ficou muito alegre.
(D)
Ficou entusiasmado.
12)
Em – Ah ! Ah! Pensei que fosse duas borboletas..., a fala da personagem é
indicada:
(A)
Pela letra maiúscula na primeira palavra.
(B)
Pelo travessão.
(C)
Pelo ponto de exclamação.
(D)
Pelo sinal de reticências.
ÁGUA DE
BEBER
Mais da metade da superfície da Terra é
coberta por água, mas pouca pode ser usada para beber. É que a maior parte dela
é salgada. Para se ter uma ideia, se colocássemos toda a água do Planeta dentro
de uma garrafa dentro um refrigerante, uma colherinha de café corresponderia ao
que podemos consumir ! É bom não
desperdiçar !
13)
A mensagem principal do texto é:
(A)
Que o planeta tem muita água.
(B)
Que podemos
poluir o planeta Terra.
(C)
Que a água potável é pouca quantidade.
(D)
Que o planeta Terra é redondo.
14)
Este texto é do tipo:
(A)
Poético.
(B)
Narrativo.
(C)
Informativo.
(D)
Literário.
15)
De acordo com o texto o que se deve preservar:
(A) A poluição dos rios,
mares, lagos.
(B) Não jogar sujeira em rios, mares e lagos.
(C) Não se preocupar com
a natureza.
(D) Isso é função do
governo é não é nossa.
DOSSIÊ ÁGUA
Gostaria de cumprimentar com
atraso, a revista GALILEU pela reportagem dossiê “Água -
Esta
na hora de poupar” (junho), que me possibilitou uma nota máxima em um trabalho
sobre o racionamento. Não só por isso, mas também por ter feito o meu grupo de
entender o assunto e divulgar para toda a turma a importância da água na
nossa vida. Obrigada.
Thais Correia Pina, Timoteo.MG.
16) O texto lido é:
(A) Um comunicado
(B) Um artigo de revista
(C) Uma carta de leitor
(D) Um trabalho escolar
17) O
objetivo do texto é:
(A) Elogiar a revista
pela matéria publica.
(B) Agradecer o professor
pela nota dada ao trabalho sobre o racionamento.
(C) Cumprimentar os
leitores da revista.
(D) Divulgar a todos a
importância da água para a vida.
18) O texto foi escrito por:
(A) Um leitor, chamado
Timóteo.
(B) Uma leitora, chamada
Thais.
(C) Um professor, chamado
Galileu.
(D) Um grupo de alunos.
19) “...que me possibilitou uma nota
máxima em um trabalho sobre o racionamento” A palavra sublinha refere-se a
(A) Água.
(B) Nota máxima.
(C) Revista.
(D) Autora do texto.
2 Comentários:
Obrigada pelas atividades. são ótimas.
Na primeira estrofe do poema destaque duas palavras que apresentam que encontro vocalico e classifique o
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial