sábado, 18 de julho de 2015

Exercício de interpretação de textos

Exercício de interpretação de textos

Dicas de interpretação de textos


01. Ler todo o texto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03. Ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Marcar a resposta correta  quando tiver certeza.



A BARATA E A VASSOURA

Maria Hilda de Jesus Alão

Uma barata atrevida entrou, por uma janela, na casa muito limpa de uma senhora. Vendo a intrusa andando apressada pela cozinha, a senhora muniu-se de uma vassoura e passou a perseguir a barata dando vassouradas a fim de colocar para fora o asqueroso inseto.
Mas a bichinha, rápida como ela só, conseguiu escapar e foi se esconder na área de serviço numa saliência da máquina de lavar.
Exausta e sem ver onde a barata se escondeu, a mulher pendurou a vassoura com o firme propósito de, no dia seguinte, continuar com a perseguição.
Anoiteceu. A barata continuava lá no seu esconderijo bem quietinha, porém o seu estômago roncava de tanta fome. O medo a fazia aguentar. Pensava:
- Seu sair agora a mulher me pega... o melhor é esperar...
E quando o silêncio se fez na casa, o inseto  foi saindo devagar, silenciosamente. Caminhou um pouquinho. Olhou ao seu redor. Não havia ninguém. Avançou mais um pouco e, de repente, ouviu aquele barulho de cerdas duras raspando o chão: chap, chap, chap. Olhou assustada e viu que era a vassoura, pendurada num prego, que fazia movimentos para atingi-la. Sabendo que a vassoura não podia sair dali sem ajuda, a barata partiu para a cozinha a procura de comida.
Na cozinha, subiu pelo pé da mesa e chegou até o cesto de pães coberto com uma toalhinha branca. Infiltrou-se por baixo da toalhinha e roeu, roeu cada pão com gosto. Era um sabor indescritível.
Satisfeita, a barata desceu pelo mesmo lugar que subiu. Andou, no escuro, pela casa toda deixando o seu cheiro e as fezes, em forma de bolinhas, por todos os lugares. Voltou para a área de serviço e parando diante da vassoura disse:
- Sofreste tanto para me expulsar e aqui estou eu de barriga cheia, enquanto tu, escrava, estás aí pendurada. Nada podes fazer. – e pondo as patinhas na cintura ela fez caretas para a vassoura cantando:
- nhã, nhã, nhã, nhã...
A vassoura ficou nervosa, rebolava, rebolava, mas do prego ela não saía.
- Mas que barata atrevida... e eu sem poder fazer nada...
E antes que amanhecesse e a dona da casa se levantasse e desse de cara com ela, a barata subiu pela parede da área de serviço, na direção de uma fresta do vitrô e, antes de sair e ainda rindo da vassoura, despediu-se:
- Adeus! Espero que a tua dor de cabeça sare logo... foram tantas as pancadas para me atingir... nhã, nhã, nhã, nhã...
E saiu descendo pela parede exterior do prédio rumo ao seu ninho num lugar que só ela sabe.

Compreensão de texto

1 - Qual é o título do texto?

(A)  “O inseto.”
(B)  “A barata.”
(C)  “A barata e a vassoura”.  X
(D)  “O  asqueroso inseto.”


2     - Quem é o autor?

(A)     O inseto.
(B)    Maria Hilda de Jesus Alão.    X
(C)       A vassoura.
(D)       Nenhuma das alternativas.



3     – Quantos parágrafos há no texto?

(A)  15  parágrafos.   X
(B)  16 parágrafos.
(C)  17 parágrafos.
(D)  18 parágrafos.


4 - Quais são os personagens do texto?

(A)  Maria Hilda de Jesus Alão e a mulher.
(B)   A vassoura e a barata.
(C)   A mulher, a vassoura e a barata.    X
(D)  Nenhuma das alternativas.

4     - Onde se passa esta história? E como era este lugar?

(A) Esta história se passa em um quintal   muito limpo.
(B) Esta história se passa em uma área muito limpa.
(C) Esta história se passa em uma cidade muito limpa.
(D)  Esta história se passa em uma casa muito limpa.   X


5 - Onde a barata se escondeu?

(A)  A barata se escondeu na área de serviço em uma saliência da máquina de lavar.    X
(B)   A barata se escondeu na cozinha em uma saliência do armário.
(C)  A barata se escondeu  no cesto de pães coberto com uma toalhinha branca.
(D)  A barata se escondeu no pé da mesa, na cozinha.


6 - O que levou a barata a sair de seu esconderijo?

(A)  A barata saiu de seu esconderijo porque era corajosa.
(B)  A barata saiu de seu esconderijo pois não estava com fome.
(C)  A barata saiu de seu esconderijo pois não queria levar vassouradas.
(D)  A barata saiu de seu esconderijo pois estava com fome.   X


7 – A barata conseguiu  comer?

(A) A barata não conseguiu comer pois não quis esperar até que tudo estivesse calmo para poder sair.
(B)A barata não conseguiu comer porque estava com muito medo da mulher.
(C)       A barata conseguiu comer pois a mulher  ofereceu-lhe um cesto de pães.
(D)       A barata conseguiu comer pois esperou até que tudo estivesse calmo para poder sair.     X


8 – Ligue o significado correspondente a cada palavra grifada no texto.

(a)  Muniu-se
(b)  Asqueroso
(c)  Saliência
(d) Exausta

(   ) relevo
(   ) cansada
(   ) armou-se
(   ) nojento



9 - Em sua opinião que problemas as baratas podem trazer à saúde das pessoas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 - O que podemos fazer para evitar ter baratas em casa?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





Tempos de paz

         Que fazer quando as necessidades ou desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
         Pode haver discussões, palavras irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
         Isso pode durar muito tempo ou pouco tempo. Até um dos lados ganhar.  Até conseguir o que quer ou precisa e o outro lado desistir.
         Mas pode acontecer algo completamente diferente. Um outro tipo de discussão em que ambos os lados explicam o que querem ou precisam e por que razão... Em que um escuta o que o outro tem a dizer. Em que trabalham juntos na solução do problema, de modo que ambos os lados possam ter aquilo que querem ou precisam – pelo menos em parte...
         Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos lados está sendo injusto ou infringindo as regras do debate. Podem sugerir maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interrompa.
         E às vezes, entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro caminho. Diferente do que a princípio se queria ou precisava. Mas bom para ambos os lados.
         O terceiro caminho talvez até seja melhor para todos! E o conflito pode ser o começo de algo novo, bom.

Katherine Scholes




1 - Qual é o título do texto?
2 - Quantos parágrafos há no texto?
3 - Quem é o autor do texto?
4 - Qual é o tema do texto?
5 - O que pode levar a guerra?
6 - De que maneira, segundo o texto, pode-se chegar a paz?
7 - Observe a expressão abaixo retirada do texto e responda:

Às vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.”

a)  Qual é o sujeito da expressão?
b) Qual é o pronome pessoal do caso  obliquo que aparece?
c) O  que você entendeu desta expressão?

8 – Passe a expressão abaixo para o futuro do presente do modo indicativo.

 “Podem sugerir maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interrompa.”


Respostas

1 - Tempos de paz.
2 - No texto há 7 parágrafos.
3 - A  autora  é Katherine Scholes.
4 - O texto fala sobre a guerra.
5 - Quando as necessidades ou os desejos das pessoas não se harmonizam, começam as discussões e desentendimentos, que pode levar a brigas e até a guerra.
6 - As pessoas podem chegar a paz entrando em um acordo, conversando e trabalhando juntos para solucionar o problema.
7 – a) Pessoas alheias ao problema.  b) O pronome obliquo lo.  c) Resposta pessoal.
8 - Poderão sugerir maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interromperá.





O CELULAR EM NOSSAS VIDAS


         Talvez  você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta  você assistir a reprise de uma novela de tv de duas décadas atrás, e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular. As  pessoas saíam para seus compromissos e só era possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos seus destinos. Isso  contando que lá onde elas estivessem, existisse um telefone “fixo” disponível. O  fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe as pessoas ficavam incomunicáveis.
         Essa  pequena caixinha que as pessoas costumam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou dependuradas no pescoço, provocou uma grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava a fazer e receber ligações. Hoje  vários recursos são utilizados: torpedos, e-mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo  mudou muito depressa e certamente mudará muito mais.
         Imagine  só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância foi feita em Nova York em 1973 pelo engenheiro Martin Cooper. O  aparelho que ele usou pesava quase um quilo, e media 25 centímetros. A  bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos. Custava  4 mil dólares. E  o apelido era perfeito: “tijolão”
         No  Brasil a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 1990. O  aparelho custava uma fortuna e a conta outra.

Texto disponível em: http://www.saladeatividades.com.br



1 - Qual é o título do texto?
2 - Qual é a função do texto?
3 - Qual é o tema principal do texto?
4 - Segundo o texto como se chama o telefone com fio?
5 - Quais mudanças o telefone celular trouxe a vida das pessoas?
6 - Quando, onde e quem fez a primeira apresentação de um aparelho portátil de comunicação a distância?
7 - Cite algumas características deste aparelho que foi apresentado?
8 - Onde e quando foi feita a primeira ligação por celular no brasil?
9 - Quantos parágrafos existem no texto?
10 -  De onde foi tirado este texto?


11 – Leia o fragmento de texto  e analise a charge abaixo para responder à questão:

“Todos nos sentimos rejeitados quando, no meio da conversa, alguém prefere atender o telefone em vez de ignorá-lo. A mensagem é clara: quem está longe me importa mais que você. Se você conversa com alguém que não larga o celular, sabe que a qualquer momento poderá ser interrompido. Você vale menos que a próxima ligação”.

(Jorge Ramos, colunista, em: http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/jorge-ramos


http://portalfiel.web275.uni5.net/uploads/charge/0737cc35016e303f93d2e55d1271dd45.jpg


a)   Que crítica o fragmento de texto e a charge revelam?
b)   Qual é sua opinião a respeito desse fato?


12 – Analise a charge abaixo e redija um texto a respeito do problema ilustrado. Faça uso de argumentos coerentes e de fatos para a defesa de seu ponto de vista.




­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Respostas
1 – O celular em nossas vidas.
2 – Passar uma informação.
3     O texto fala sobre a história e a importância do celular.
4     Telefone fixo.
5 -  As pessoas podem se comunicar em todos os momentos, sendo que antes isso só era possível se a pessoa estivesse em um lugar em que tivesse disponível um telefone fixo.
6 - A primeira apresentação foi feita em 1973 em Nova York, pelo engenheiro Martin Cooper.
7- Ele pesava quase um quilo, media 25 centímetros, a bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos e custava 4 mil dólares.
8 – Foi feita na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1990.
9 –  O texto tem 4 parágrafos.
10 - O texto foi retirado do site sala de atividades: www.saladeatividades.com.br
11 – a) A tecnologia também pode  prejudicar e desumanizar o contato entre as pessoas, crítica que pode ser percebida através dos recursos de linguagem adotados pelo chargista.  b) Resposta pessoal.

12 – Pessoal.  

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial