Exercício de interpretação de textos
Exercício de
interpretação de textos
Dicas
de interpretação de textos
01. Ler todo o texto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03. Ler o texto pelo menos umas três vezes;
03. Ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza;
05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor
compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto
correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Marcar a resposta correta
quando tiver certeza.
A BARATA E A VASSOURA
Maria Hilda de Jesus Alão
Uma
barata atrevida entrou, por uma janela, na casa muito limpa de uma senhora.
Vendo a intrusa andando apressada pela cozinha, a senhora muniu-se de uma vassoura e passou a perseguir a barata dando
vassouradas a fim de colocar para fora o asqueroso
inseto.
Mas a
bichinha, rápida como ela só, conseguiu escapar e foi se esconder na área de
serviço numa saliência da
máquina de lavar.
Exausta e sem
ver onde a barata se escondeu, a mulher pendurou a vassoura com o firme
propósito de, no dia seguinte, continuar com a perseguição.
Anoiteceu.
A barata continuava lá no seu esconderijo bem quietinha, porém o seu estômago
roncava de tanta fome. O medo a fazia aguentar. Pensava:
- Seu
sair agora a mulher me pega... o melhor é esperar...
E quando
o silêncio se fez na casa, o inseto foi
saindo devagar, silenciosamente. Caminhou um pouquinho. Olhou ao seu redor. Não
havia ninguém. Avançou mais um pouco e, de repente, ouviu aquele barulho de
cerdas duras raspando o chão: chap, chap, chap. Olhou assustada e viu que era a
vassoura, pendurada num prego, que fazia movimentos para atingi-la. Sabendo que
a vassoura não podia sair dali sem ajuda, a barata partiu para a cozinha a
procura de comida.
Na
cozinha, subiu pelo pé da mesa e chegou até o cesto de pães coberto com uma toalhinha
branca. Infiltrou-se por baixo da toalhinha e roeu, roeu cada pão com gosto.
Era um sabor indescritível.
Satisfeita,
a barata desceu pelo mesmo lugar que subiu. Andou, no escuro, pela casa toda
deixando o seu cheiro e as fezes, em forma de bolinhas, por todos os lugares.
Voltou para a área de serviço e parando diante da vassoura disse:
-
Sofreste tanto para me expulsar e aqui estou eu de barriga cheia, enquanto tu,
escrava, estás aí pendurada. Nada podes fazer. – e pondo as patinhas na cintura
ela fez caretas para a vassoura cantando:
- nhã,
nhã, nhã, nhã...
A
vassoura ficou nervosa, rebolava, rebolava, mas do prego ela não saía.
- Mas que
barata atrevida... e eu sem poder fazer nada...
E antes
que amanhecesse e a dona da casa se levantasse e desse de cara com ela, a
barata subiu pela parede da área de serviço, na direção de uma fresta do vitrô
e, antes de sair e ainda rindo da vassoura, despediu-se:
- Adeus!
Espero que a tua dor de cabeça sare logo... foram tantas as pancadas para me
atingir... nhã, nhã, nhã, nhã...
E saiu
descendo pela parede exterior do prédio rumo ao seu ninho num lugar que só ela
sabe.
Compreensão
de texto
1 - Qual é o título do texto?
(A) “O inseto.”
(B) “A barata.”
(C) “A barata e a
vassoura”. X
(D)
“O asqueroso inseto.”
2
-
Quem é o autor?
(A) O
inseto.
(B) Maria
Hilda de Jesus Alão. X
(C)
A
vassoura.
(D)
Nenhuma das alternativas.
3
–
Quantos parágrafos há no texto?
(A) 15 parágrafos. X
(B) 16 parágrafos.
(C) 17 parágrafos.
(D) 18 parágrafos.
4 - Quais são os personagens do texto?
(A) Maria Hilda de Jesus
Alão e a mulher.
(B) A vassoura e a barata.
(C) A mulher, a vassoura e a barata. X
(D) Nenhuma das
alternativas.
4
-
Onde se passa esta história? E como era este lugar?
(A) Esta história se passa em um quintal muito limpo.
(B) Esta história se passa em uma área muito
limpa.
(C) Esta história se passa em uma cidade
muito limpa.
(D) Esta história se passa em uma casa muito
limpa. X
5 - Onde a barata se escondeu?
(A) A barata se escondeu
na área de serviço em uma saliência da máquina de lavar. X
(B) A barata se escondeu na cozinha em uma
saliência do armário.
(C) A barata se
escondeu no cesto de pães coberto com
uma toalhinha branca.
(D) A barata se escondeu
no pé da mesa, na cozinha.
6 - O que levou a barata a sair de seu
esconderijo?
(A) A barata saiu de seu
esconderijo porque era corajosa.
(B) A barata saiu de seu
esconderijo pois não estava com fome.
(C) A barata saiu de seu
esconderijo pois não queria levar vassouradas.
(D) A barata saiu de seu
esconderijo pois estava com fome. X
7 – A barata conseguiu comer?
(A) A barata não conseguiu comer pois não quis
esperar até que tudo estivesse calmo para poder sair.
(B)A barata não conseguiu comer porque estava
com muito medo da mulher.
(C)
A
barata conseguiu comer pois a mulher
ofereceu-lhe um cesto de pães.
(D)
A
barata conseguiu comer pois esperou até que tudo estivesse calmo para poder
sair. X
8 – Ligue o significado correspondente a cada
palavra grifada no texto.
(a) Muniu-se
(b) Asqueroso
(c) Saliência
(d) Exausta
( )
relevo
( )
cansada
( ) armou-se
( ) nojento
9 - Em sua opinião que problemas as baratas
podem trazer à saúde das pessoas?
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10 - O que podemos fazer para evitar ter
baratas em casa?
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Tempos de paz
Que
fazer quando as necessidades ou desejos das pessoas parecem não se harmonizar?
Pode
haver discussões, palavras irritadas, silêncios – ou até mesmo brigas.
Isso
pode durar muito tempo ou pouco tempo. Até um dos lados ganhar. Até conseguir o que quer ou precisa e o outro
lado desistir.
Mas
pode acontecer algo completamente diferente. Um outro tipo de discussão em que
ambos os lados explicam o que querem ou precisam e por que razão... Em que um
escuta o que o outro tem a dizer. Em que trabalham juntos na solução do
problema, de modo que ambos os lados possam ter aquilo que querem ou precisam –
pelo menos em parte...
Às
vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo. Dizer se um dos
lados está sendo injusto ou infringindo as regras do debate. Podem sugerir
maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interrompa.
E
às vezes, entre dois caminhos inconciliáveis, pode-se encontrar um terceiro
caminho. Diferente do que a princípio se queria ou precisava. Mas bom para
ambos os lados.
O
terceiro caminho talvez até seja melhor para todos! E o conflito pode ser o
começo de algo novo, bom.
Katherine Scholes
1 - Qual é o título do texto?
2 - Quantos parágrafos há no texto?
3 - Quem é o autor do texto?
4 - Qual é o tema do texto?
5 - O que pode levar a guerra?
6 - De que maneira, segundo o texto, pode-se
chegar a paz?
7 - Observe a expressão abaixo retirada do
texto e responda:
“Às
vezes, pessoas alheias ao problema podem ajudar a resolvê-lo.”
a) Qual
é o sujeito da expressão?
b) Qual é o pronome pessoal do caso obliquo que aparece?
c) O que você entendeu desta expressão?
8 – Passe a expressão abaixo para o futuro do
presente do modo indicativo.
“Podem sugerir maneiras de resolver o problema
de modo que a paz não se interrompa.”
Respostas
1 - Tempos de paz.
2 - No texto há 7
parágrafos.
3 - A autora é Katherine Scholes.
4 - O texto fala
sobre a guerra.
5 - Quando as
necessidades ou os desejos das pessoas não se harmonizam, começam as discussões
e desentendimentos, que pode levar a brigas e até a guerra.
6 - As pessoas podem
chegar a paz entrando em um acordo, conversando e trabalhando juntos para
solucionar o problema.
7 – a) Pessoas
alheias ao problema. b) O pronome obliquo lo.
c) Resposta pessoal.
8 - Poderão sugerir
maneiras de resolver o problema de modo que a paz não se interromperá.
O CELULAR EM NOSSAS VIDAS
Talvez
você ainda não tenha pensado nisso, mas
já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta você assistir a reprise de uma novela de tv de
duas décadas atrás, e você logo perceberá muitas situações que são bem
diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular. As pessoas saíam para seus compromissos e só era
possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos seus destinos. Isso contando que lá onde elas estivessem,
existisse um telefone “fixo” disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto
ou longe as pessoas ficavam incomunicáveis.
Essa
pequena caixinha que as pessoas costumam
levar dentro de suas bolsas, bolsos ou dependuradas no pescoço, provocou uma
grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava a fazer e
receber ligações. Hoje vários recursos
são utilizados: torpedos, e-mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito
mais.
Imagine
só que a primeira demonstração de um
aparelho portátil de comunicação à distância foi feita em Nova York em 1973
pelo engenheiro Martin Cooper. O aparelho que ele usou pesava quase um quilo, e
media 25 centímetros. A bateria levava
10 horas para recarregar e só durava 20 minutos. Custava 4 mil dólares. E o apelido era perfeito: “tijolão”
No
Brasil a primeira ligação por celular
foi feita na cidade do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 1990. O aparelho custava uma fortuna e a conta outra.
1 - Qual é o título do texto?
2 - Qual é a função do texto?
3 - Qual é o tema principal do texto?
4 - Segundo o texto como se chama o telefone
com fio?
5 - Quais mudanças o telefone celular trouxe
a vida das pessoas?
6 - Quando, onde e quem fez a primeira
apresentação de um aparelho portátil de comunicação a distância?
7 - Cite algumas características deste
aparelho que foi apresentado?
8 - Onde e quando foi feita a primeira
ligação por celular no brasil?
9 - Quantos parágrafos existem no texto?
10 - De
onde foi tirado este texto?
11 – Leia o fragmento de texto e analise a charge
abaixo para responder à questão:
“Todos nos sentimos rejeitados quando, no
meio da conversa, alguém prefere atender o telefone em vez de ignorá-lo. A
mensagem é clara: quem está longe me importa mais que você. Se você conversa
com alguém que não larga o celular, sabe que a qualquer momento poderá ser
interrompido. Você vale menos que a próxima ligação”.
(Jorge Ramos,
colunista, em: http://noticias.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/jorge-ramos
a) Que crítica o
fragmento de texto e a charge revelam?
b) Qual é sua opinião
a respeito desse fato?
12 – Analise a charge abaixo e redija um
texto a respeito do problema ilustrado. Faça uso de argumentos coerentes e de
fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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Respostas
1 – O celular em
nossas vidas.
2 – Passar uma
informação.
3
–
O texto fala sobre a história e a importância do
celular.
4
–
Telefone fixo.
5 - As pessoas podem se comunicar em todos os momentos, sendo que
antes isso só era possível se a pessoa estivesse em um lugar em que tivesse
disponível um telefone fixo.
6 - A primeira
apresentação foi feita em 1973 em Nova York, pelo engenheiro Martin Cooper.
7- Ele pesava quase
um quilo, media 25 centímetros, a bateria levava 10 horas para recarregar e só
durava 20 minutos e custava 4 mil dólares.
8 – Foi feita na
cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1990.
9 – O texto tem 4 parágrafos.
11 – a) A
tecnologia também pode prejudicar e
desumanizar o contato entre as pessoas, crítica que pode ser percebida através
dos recursos de linguagem adotados pelo chargista. b) Resposta pessoal.
12
– Pessoal.
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