domingo, 19 de julho de 2015

A ESCOLA DA BICHARADA

A ESCOLA DA BICHARADA 

            Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
            O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
            A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
            O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
            Um dia o Pavão falou:
            - Como sou belo! Vejam minhas penas!
            O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
            - Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
            O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.

(Adaptação da Fábula de Esopo)

1- Qual é o título do texto?

2- Quem são os personagens?

3- De onde o texto foi retirado?

.4- Quem é a professora da escola e por que?

5- O que o texto informa sobre o Burro?

6- Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 

7- Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

8- Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:

9 - Em sua sala de aula existe algum aluno que se parece com as descrições do texto. Não escreva nomes, mas diga com quem (do texto), a pessoa se parece e o que ela faz.


10- Na frase “Olhe para seus  pés.” A quem a palavra destacada se refere?
____________________________________________________

11- Este texto é:

(    ) informativo.          
(    ) poético.         
(    ) narrativo           
(   ) instrucional.

12 - Observe atentamente e classifique as palavras abaixo em (S) singular ou (P) plural:

(      ) carteira               
(      ) pé                
(     ) escola                
(     ) risadas

13 - Separe corretamente em sílabas as palavras abaixo:

hiena -­­­­­­­­­­­­­­________________
faz -________________
palhaçadas- ______________
 vaidoso - _________________
quieto - ___________________
carteira -_________________
passeia -________________
tempo -__________________
cauda -________________
colorida  -________________


14- Dê o diminutivo dos substantivos abaixo:

Coruja - ________________
Macaco - ________________
Burro - __________________
Carteira - ________________
Animal - _______________

15 - Escreva o antônimo das palavras:

Não - ________
Todo -_______________
Feios - ____________________
Triste - _____________________
Mais _____________________


16 – Escreva a mensagem que você extraiu deste texto.

_______________________


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Texto para leitura e reflexão

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA


            A escola pode ser muito útil ou não, isso depende, principalmente, de você. É importante que você tenha o prazer de aprender. Isso irá ajudá-lo (a) ao longo da vida, pois estamos o tempo todo aprendendo. É na escola que você vai desenvolver grande parte de sua vida social. Nela você arruma amigos e passa boa parte de seu dia. A verdade é que muitas coisas que você acha inútil hoje, serão extremamente úteis no futuro. Não desperdice seu tempo, com atitudes negativas que atrapalham o seu desempenho na escola. Aproveite!
Estudar é o meio que o homem encontrou para adquirir conhecimento, ao longo da história e podemos perceber que isso foi feito de diversas maneiras. É com base nos estudos que o mundo conseguiu o suporte necessário para a sua evolução, sem ele não se saberia a cura de inúmeras doenças e os humanos não teriam desenvolvido suas ideias.
            Já está claro que somente através dos estudos uma pessoa é capaz de progredir, ou seja, ela deve possuir conhecimentos para desempenhar uma função no mercado de trabalho ou também para ter um destaque dentro da sociedade. Antigamente os estudos eram limitados apenas para a elite, mas hoje essa realidade é bem diferente, já que todos têm direito a frequentar uma escola.
            Entretanto, nem todas as pessoas sabem estudar, elas passam pela escola sem que consigam desenvolver as técnicas relacionadas a essa prática. O estudo não é feito somente através da leitura, ele precisa se basear em análise, aprofundamento e resolução de exercícios que favoreçam a construção do conhecimento.
            Para quem gosta de estudar é muito mais fácil, a pessoa tem mais facilidade para guardar as coisas na mente. Para quem não gosta de estudar, fica mais difícil, por isso que é importante que comecem a gostar de estudar.
            Na escola é muito importante que aquilo que os alunos aprendem eles possam estar praticando para que quando no mundo de verdade, escolher melhor o que vão fazer da sua vida.
            Atualmente o ensino das escolas vem tendo um avanço muito grande, que com certeza tem a tarefa de educar, de várias maneiras, mas claro que só vão aprender aquelas pessoas que se esforçam e que querem realmente aprender E PROGREDIR. Seja você assim!



1 - Como a escola pode ser útil em sua vida?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 - Qual a principal maneira de alguém progredir na vida? Explique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Cite uma característica da escola de:


Antigamente
Atualmente











4 - Escreva aquilo que você mais gosta em sua escola. Justifique:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Procure no dicionário e escreva os dois significados da palavra DISCIPLINA:



DISCIPLINA(1):______________________
DISCIPLINA(2):______________________

6 – Cite, no mínimo,  três atitudes que o aluno deve ter na escola para seu bom desempenho nas diferentes disciplinas:



________________________________
________________________________
________________________________

7 -  Circule as virtudes que devem estar presentes em você para alcançar o sucesso na escola e na vida:

dedicação – preguiça – esperança – indisciplina -fé - mentira- respeito -  perseverança -  organização -  responsabilidade – bagunça – otimismo – capricho – tolerância – ética


8 – Redija um texto, no seu caderno, sobre o tema tratado no texto lido. Não se esqueça o que cada estudante pode fazer em beneficio  da aprendizagem e progresso nos estudos.




NO TEMPO EM QUE A TELEVISÃO MANDAVA NO CARLINHOS...

A gente tem uma turma bem engraçada. Tem o Catapimba, que joga futebol muito bem; tem o Beto, que sabe tudo o que acontece no bairro;  tem o Batata,  que é o zagueiro do time da outra rua.
Com o Batata aconteceu uma coisa engraçada. Pelo apelido dele você já pode imaginar como ele era gorducho. Mas também ele vivia comendo o dia inteiro. Tudo o que via anunciado pela televisão ele queria: queijinho que vale por um bifinho, achocolatado da Miúcha, macarrão da Patrícia, milquecheique do Bubu, pipoca do gatinho, biscoito do Xuxu, Coca-bola e tudo!  Acho que nem sabia se era gostoso ou se era uma porcaria. Era só mania de ir atrás do que a televisão dizia.
Com isso, ele foi engordando, engordando... Ficou uma bola.
Dona Mariquinhas, que é a mãe dele, vivia querendo que ele comesse verduras, legumes e frutas. Mas se tinha na mesa tomate e linguiça, o que é que você acha que ele comia?
Por causa disso o Carlinhos já ganhou um montão de apelidos: Bola, Bolinha, Bolão, Bolacha, Gordo, e como eu já disse, Batata.
De uns tempos pra cá, ele começou a não gostar dos apelidos. Ele dizia:
- Meu nome é Carlos, não Batata. Se quiser me chamar de Carlão, tudo bem!  Mas Bolacha, não!
Mas sabe como é! Quanto mais a gente reclama, mais as pessoas chateiam, né?
Então ele resolveu fazer regime, sem falar com ninguém.
Assim como ele comia tudo o que a televisão mostrava, resolveu fazer também o regime que a televisão mandava.
O Batata viu um anúncio de uma tal de Gororoba Dois Mil, o melhor regime do Brasil!  E no anúncio tinha uma porção de moças de biquíni que diziam que tinham  emagrecido  200 quilos tomando a tal porcaria!  E era tudo importado dos Estados Unidos.  Para mim, aquilo vinha da Transilvânia, que é a terra dos vampiros...
Mas o Batata não teve dúvidas: encomendou pelo telefone. Por que será que tem tanta porcaria que a gente pode encomendar por telefone?
Era caríssimo, mas o Bat... quer dizer, o Carlão, pegou todas as economias dele e mandou pelo correio. Recebeu uma caixa cheia de envelopes, que era pra tomar dois por dia: um no almoço e outro no jantar, misturando com água.
Pois o Batata, que vivia comendo o dia inteiro, passou a tomar a Gororoba duas vezes por dia. Tinha sabor de chocolate, sabor morango, sabor baunilha e sei lá mais o quê.
Ele começou a derreter! E estava bem contente!
Mas com o tempo passou a ficar cansado, sem vontade de nada, tinha sono o dia inteiro!
E começou a ter dor de cabeça, enjoo, dor de barriga. Foi só aí que os pais dele descobriram o tal regime!
Dona Mariquinhas e o doutor Mesquita chamaram o médico, que era o médico do Bat... do Carlão há muito tempo. O médico ficou furioso:
- Como é que as autoridades permitem essa propaganda mentirosa?
O médico passou um regime pro Carlinhos de bife, frango, peixe, verduras, legumes e frutas e só um pouco de pão e macarrão e só um pouquinho de manteiga. E disse que ele não tinha nada que comer entre as refeições.
Os pais dele começaram a chatear:
- Viu, meu filho? Eu sempre disse!
- Está vendo? A gente o tempo todo dá conselhos, mas as crianças não atendem!
- Criança é assim mesmo, não tem juízo!
Mas aí que todo mundo teve a maior surpresa:
- Esperem um pouco – o médico disse. – Criança não tem juízo, mas adulto também não tem! Como é que vocês querem que a criança coma alface enquanto os outros comem feijoada? Que coma frutas enquanto os outros comem pudim? Por isso, doutor Mesquita e dona Mariquinhas, esse regime que eu passei para o Carlinhos é para toda a família. O doutor Mesquita está com uma barriga redondinha,  dona Mariquinhas está toda cheinha; é bom que todo mundo entre no regime. E nada mais de seguir conselho dos anúncios da televisão.

É bom ver televisão
Mas é preciso lembrar
Todo mundo tem cabeça
Que serve para pensar!

(Fonte: ROCHA, Ruth. No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos... São Paulo, FTD, 2000.)

QUESTÃO 01 (Descritor: identificar o tema central em cada parte do texto.)

O texto pode ser dividido em três partes.
Primeira parte: do primeiro ao oitavo parágrafo.
Segunda parte: do nono ao décimo sétimo parágrafo.
Terceira parte: do décimo oitavo parágrafo até o final do texto.

Crie subtítulos para cada uma dessas partes, observando o que aconteceu de mais importante em cada uma delas.

Primeira parte: _______________
Segunda parte: ______________
Terceira parte: ______________


QUESTÃO 02 (Descritor: analisar afirmativas a partir das informações implícitas e explícitas do texto.)

Marque as alternativas verdadeiras sobre o Batata:

a) Levava a sério todos os conselhos dos seus pais.
b) Jogava futebol e fazia parte de um time.
c) Sabia tudo o que acontecia no bairro.
d) De todos os apelidos que tinha, o único que gostava era Batata.


QUESTÃO 03 (Descritor: localizar informações explícitas no texto.)

Batata vivia comendo o dia inteiro. Com isso, ele foi engordando, engordando... Ficou uma bola.

Preencha os quadros  com as informações do texto.

Situação que incomodava o Carlinhos:
Primeira atitude que ele tomou para resolver o problema:

Solução encontrada por Carlinhos para acabar com o problema:











QUESTÃO 04 (Descritor: analisar afirmativas a partir das informações implícitas e explícitas no texto.)

“Mas sabe como é! Quanto mais a gente reclama, mais as pessoas chateiam, né?”

O que o narrador quis dizer com essa afirmativa?

a) As pessoas não gostam quando reclamamos dos apelidos que elas nos põem.
b) Reclamar é a única forma de acabar com os apelidos que não agradam.
c) Reclamando mais, a chateação diminui.
d) Não adianta reclamar dos apelidos desagradáveis.


QUESTÃO 05 (Descritor: explicar o significado de uma expressão, consultando o contexto em que ela foi usada.

Ao se referir ao regime da televisão feito pelo Batata, o narrador diz: “Para mim, aquilo vinha da Transilvânia, que é a terra dos vampiros...”

Explique o que ele quis dizer ao fazer essa afirmativa.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 06 (Descritor: explicar o significado de uma expressão, consultando o contexto em que ela foi usada.)

Explique a expressão destacada, de acordo com o texto:

“Ele começou a derreter! E estava bem contente!”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 07 (Descritor: fazer inferências a partir de informações explícitas do texto.)

Propaganda enganosa é a que contém informação falsa, podendo levar o consumidor a comprar um produto ou serviço diferente do que ele queria ou pensava que era. É proibida pela lei.

O médico ficou furioso:
- Como é que as autoridades permitem essa propaganda mentirosa?

Explique por que o médico considerou que a propaganda do regime era enganosa ou mentirosa.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08 (Descritor: extrapolar ideias do texto a partir de informações do próprio texto.)

“A gente o tempo todo dá conselhos, mas as crianças não atendem!”

a) Que conselhos o Carlinhos não havia seguido?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Dê dois exemplos diferentes de conselhos que os pais costumam dar aos filhos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Você segue os conselhos que seus pais lhe dão? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Escreva um conselho que seus pais já lhe deram e o que você fez com ele.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 09 (Descritor: analisar afirmativas a partir das informações implícitas e explícitas do texto.)

Os pais dele começaram a chatear... Mas aí que todo mundo teve a maior surpresa...

Que surpresa foi essa?

a) O médico concordou com tudo que os pais de Carlinhos disseram.
b) No regime, Carlinhos poderia comer sobremesa se comesse as verduras  primeiro.
c) Toda a família teria que fazer o regime.
d) Carlinhos estava proibido de assistir programas na televisão.


QUESTÃO 10 (Descritor: identificar a mensagem implícita em um trecho do texto.)

Assunto: Interpretação

É bom ver televisão
Mas é preciso lembrar
Todo mundo tem cabeça
Que serve para pensar!

Explique a mensagem desses versos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 11 (Descritor: diferenciar os artigos definidos e indefinidos quanto ao sentido que produzem no texto.)

Carlinhos resolveu fazer também o regime que a televisão mandava.

Se trocarmos “o regime” por “um regime” muda o sentido da frase? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 12 (Descritor: localizar informações explícitas no texto e produzir outro texto a partir delas.)

“Assim como ele comia tudo o que a televisão mostrava, resolveu fazer também o regime que a televisão mandava.”

Crie um cartaz de propaganda para o regime anunciado na televisão usando apenas as informações dadas no texto. No seu cartaz, você deve colocar: o nome do produto anunciado, a frase de efeito, a imagem usada para convencer o consumidor, local de origem do produto, como fazer o regime e quais os sabores disponíveis.

















QUESTÃO 13 (Descritor: produzir textos coerentes e coesos.)

Muitas crianças sofrem por causa de apelidos que não gostam e nem sempre sabem como acabar com o problema. Pensando em ajudar essas crianças, escreva um pequeno texto com conselhos e dicas sobre essa situação.

______________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GABARITO

QUESTÃO 01 - Os subtítulos devem estar relacionados com os temas. Primeira parte: Como Batata engordou; Segunda parte: O regime da televisão; Terceira parte: O regime do médico.

QUESTÃO 02 -  B

QUESTÃO 03

Situação que incomodava o Carlinhos:
Ser chamado de Bola, Bolinha, Bolão, Bolacha, Gordo, Batata.

Primeira atitude que ele tomou para resolver o problema:
Foi reclamar com os meninos e pedir que eles parassem de chamá-lo assim.


Solução encontrada por Carlinhos para acabar com o problema:

Fazer um regime e emagrecer.









QUESTÃO 04 -  D

QUESTÃO 05 - Pessoal. O texto escrito deve atender ao enunciado da questão.

QUESTÃO 06
Informações e imagens que devem estar no cartaz:
Nome do regime: Gororoba Dois Mil
Frase de efeito: Gororoba Dois Mil, o melhor regime do Brasil!
Imagem usada: uma porção de moças de biquíni dizendo ter emagrecido 200 quilos tomando o produto.
Local de origem: Estados Unidos.
Como fazer o regime: tomar dois envelopes por dia: um no almoço e outro no jantar, misturando com água.
Sabores: chocolate, morango, baunilha e outros.

QUESTÃO 07 - Aquele regime não era uma coisa boa, pois fazia muito mal às pessoas, deixando-as cansadas, sem vontade de nada, com o sono o dia inteiro, com dores.

QUESTÃO 08 - Ele começou a emagrecer.

QUESTÃO 09 - Na propaganda, o regime era considerado o melhor do Brasil e na verdade era um regime que fazia muito mal à saúde.

QUESTÃO 10
a) O conselho foi alimentar-se bem. Comer verduras, legumes e frutas.
b) Sugestão: estudar bastante, respeitar as pessoas, ter responsabilidade, etc.
c) Pessoal.
d) Pessoal.

QUESTÃO 11-  C

QUESTÃO 12 - Sugestão: Não devemos ir seguindo tudo o que a televisão nos mostra ou oferece, é preciso pensar no que está sendo mostrado e fazer as escolhas que nos trarão benefícios verdadeiros. Não podemos deixar que a televisão mande em nós.


QUESTÃO 13 - Sim. Quando dizemos “o regime” sabemos a qual regime estamos nos referindo. Se usarmos “um regime” pode ser qualquer regime que passou na televisão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial