segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

BOLO FORMIGUEIRO

ESCOLA ____________________________________DATA:__/___/___
NOME:_________________________________________ TURMA: ____


BOLO FORMIGUEIRO

PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
            PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
            OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
            QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
            O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
            A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.

COMPREENSÃO DE TEXTO

1 - QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: O título do texto é “Bolo formigueiro”

2 - QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.: O texto fala sobre o bolo formigueiro.

3 - QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.: Os personagens principais são Paula, André e a mãe.

4 - QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.: O texto tem 6 parágrafos.

5 - QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.: Os irmãos confundiram o chocolate granulado que estava em um pacotinho com formigas.

6 - QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.: A mãe resolveu a confusão mostrando a eles o pacote de chocolate granulado.

7 - ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:

TRÊS ADJETIVOS: felizes, gostoso, preocupada
DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: bolo e casa
DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: Paula e André
UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: cheinho
UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: ingredientes
UMA PALAVRA  ESCRITA  COM O DÍGRAFO  SS: pudessem

9 - ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO DO MODO INDICATIVO.
Observar: observa, observou, observará
Descobrir: descobre, descobriu, descobrirá
Fazer: faz, fez, fará
Comer: come, comeu, comerá
10 - ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
CRIANÇAS:

BOLO: _________________________
MÃE: __________________________
PACOTE: ______________________
DIA: __________________________

11 -  OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:

COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
SUBSTANTIVOS: camiseta, cidade, alunos, Gabriela, sala, comida, música, cartaz, tomate, pé;
ADJETIVOS: elegante, musculoso, grande, bonita, especial.
VERBOS: comer, escrever, andar, subir, música, cortar.


12 –  RESPONDA POR ESCRITO NO CADERNO.

VOCÊ  GOSTOU DESTE TEXTO?  POR QUÊ? VOCÊ JÁ VIVEU SITUAÇÃO SEMELHANTE? 



















0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial