BOLO FORMIGUEIRO
ESCOLA
____________________________________DATA:__/___/___
NOME:_________________________________________ TURMA:
____
BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM FELIZES NAQUELE DIA.
AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO GOSTOSO NA CASA DELES.
PARECIA REALMENTE QUE
SERIA MAIS UMA SEXTA COMO TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA
MÃE FARIA CHAMAVA-SE FORMIGUEIRO.
OS DOIS FICARAM
PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE
PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE VERDADE.
QUANDO A MÃE DE PAULA E
ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO
DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM
FORMIGAS.
O BOLO FICOU PRONTO.
MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
A MÃE FICOU PREOCUPADA,
POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS
DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM
FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE GRANULADO.
COMPREENSÃO DE
TEXTO
1 - QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: O título do texto é “Bolo formigueiro”
2 - QUAL É O TEMA DO TEXTO?
R.: O texto fala sobre o bolo formigueiro.
3 - QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
R.: Os personagens principais são Paula, André e a mãe.
4 - QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.: O texto tem 6 parágrafos.
5 - QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA HISTÓRIA?
R.: Os irmãos confundiram o chocolate granulado que estava em
um pacotinho com formigas.
6 - QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA CONFUSÃO?
R.: A mãe resolveu a confusão mostrando a eles o pacote de
chocolate granulado.
7 - ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE SE PEDE:
TRÊS ADJETIVOS: felizes, gostoso, preocupada
DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS: bolo e casa
DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: Paula e André
UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH: cheinho
UMA PALAVRAS POLISSÍLABA: ingredientes
UMA PALAVRA ESCRITA COM O DÍGRAFO SS: pudessem
9 - ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E
CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO DO MODO INDICATIVO.
Observar: observa, observou, observará
Descobrir: descobre, descobriu, descobrirá
Fazer: faz, fez, fará
Comer: come, comeu, comerá
10 - ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA PALAVRA ABAIXO:
CRIANÇAS:
BOLO: _________________________
MÃE: __________________________
PACOTE: ______________________
DIA: __________________________
11 - OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E
ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA
– ELEGANTE – MUSCULOSO – CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE
– BONITA – COMIDA – ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE –
CORTAR – PÉ
SUBSTANTIVOS: camiseta, cidade, alunos, Gabriela, sala, comida, música, cartaz, tomate,
pé;
ADJETIVOS: elegante, musculoso, grande, bonita, especial.
VERBOS: comer, escrever, andar, subir, música, cortar.
12 – RESPONDA POR ESCRITO NO CADERNO.
VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO? POR QUÊ? VOCÊ JÁ VIVEU SITUAÇÃO SEMELHANTE?
VOCÊ GOSTOU DESTE TEXTO? POR QUÊ? VOCÊ JÁ VIVEU SITUAÇÃO SEMELHANTE?
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial