ALÍNGUA PORTUGUESA: MAIS ATIVIDADES
ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA:
__
O galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.
1-Em “Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:
(A) notando
(B) adivinhando
(C) supondo
(D) prevenindo
2- Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:
(A) proposta
(B) intenção
(C)voz
(D) chegada
3- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:
(A) escondeu-se
(B) subiu
(C) pulou
(D) encolheu-se
4- Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra sublinhada significa:
(A) disse em voz baixa
(B) falou disfarçadamente
(C) resmungou
(D) pensou
5- Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a expressão sublinhada significa:
(A)falar em voz alta e com admiração.
(B) falar em tom de censura.
(C) falar demonstrando aprovação.
(D) falar em tom autoritário.
6- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão sublinhada equivale a:
(A) entre as
(B) apesar das
(C) longe das
(D) sem as
7- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão sublinhada quer dizer:
(A) ir para um lugar que não faça tanto calor.
(B) sair para o ar livre.
(C) ir saindo.
(D) colocar-se a salvo.
8- Em “E raspou-se” significa:
(A) saiu calmamente.
(B) saiu precipitadamente.
(C) escondeu-se.
(D) feriu-se.
9- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:
(A( ) zangada.
(B) decepcionada.
(C) indiferente.
(D) contente.
10-A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:
A) aliviar o sofrimento do galo.
B( ) dar uma lição no galo.
C( ) cozinhar o galo.
D( ) fazer amizade com o galo.
11- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!” – o galo se refere às:
(A) desavenças ocorridas entre os homens.
(B) brigas entre ele e a raposa.
(C) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
(D) desavenças que houve no reino animal.
12- A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa mostrou-se:
(A) mais esperta do que o galo.
(B) menos esperta do que o galo.
(C) tão esperta quanto o galo.
(D) muito esperta, alem de corajosa e brincalhona.
13- O nome Co-ri-có-có, usado pela raposa em referencia ao galo, relaciona-se:
(A) ao canto do galo.
(B) à raça do galo.
(C) à cor do galo.
(D) ao físico do galo.
14 – Reconte esta
fábula colocando um dos personagens como narrador-personagem (conta na 1ª pessoa a história da qual
participa também como personagem).
___________________________________
( Utilizar uma folha do caderno ou palel almaço )
ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA:
__
A reunião dos ratinhos
Fábulas de Esopo
Um dia os ratinhos se reuniram para decidir a melhor maneira de lutar
contra o inimigo comum, o gato. Discutiram horas seguidas, sem encontrar um bom
plano.
Afinal, um ratinho pediu a palavra e falou:
- Sabemos que o grande perigo
é quando o gato se aproxima tão mansamente que não percebemos sua
presença. Proponho que se coloque um guizo no pescoço no gato. Graças ao
barulho do guizo, saberemos da aproximação do gato, e teremos tempo para fugir.
Todos aplaudiram a ideia brilhante. Mas um ratinho mais experimentado
pediu também a palavra e disse:
- A ideia é muito boa. Mas quem vai pendurar o guizo no pescoço do
gato?
1 –
Escreva de acordo com o texto:
> o
título do texto: _____________________
> os personagens
: ____________________
> o
principal motivo da reunião dos ratinhos:
_____________________________________
2 - Por que
pendurar o guizo no pescoço do gato parecia uma boa ideia para os ratinhos?
________________________________________
________________________________________
________________________________________
3 - A ideia de colocar o guizo no pescoço do gato
poderia ser colocada em prática? Por
quê?
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
4 - Qual das frases abaixo você acha que pode
servir de moral para essa fábula?
(A) Quem tudo quer nada tem.
(B) A união faz a força.
(C) É mais fácil falar do que fazer.
(D) Pense duas vezes
antes de agir.
Justifique sua escolha:
_________________________________
_________________________________
_________________________________
5 - Marque
com um X o significado da expressão em destaque no trecho “um ratinho pediu a palavra e falou.”
( A
) pediu uma palavra
( B
) pediu licença para falar
( C
) pediu uma ideia
( D )
pediu silêncio
6 - Na fábula que você acabou de ler o rato e o gato
não tinham um bom relacionamento, assim como acontece também nos desenhos, como por
exemplo, na história de Tom e Jerry. Ambos vivem brigando, trapaceando e tentando
levar vantagem.
Agora é a sua vez! Explique como
você resolve um desentendimento ou
uma briga com um(a) colega de classe ou uma pessoa de casa.
________________________________
_________________________________
________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________
7 – Complete as lacunas.
As _____________são _________________com a função social de ensinar, aconselhar
e
orientar
o ser
____________, utilizando-se, para
isso, de pequenas histórias, cujos protagonistas são ______________com atitudes humanas.
8 - Transcreva
da fábula:
a) uma palavra trissílaba do 1º parágrafo no
diminutivo: _______________________________
b) uma palavra dissílaba do 4º parágrafo com
dígrafo: ________________________________
c) uma palavra polissílaba do 3º parágrafo com
encontro consonantal: ______________________
d) uma
palavra monossílaba no 5º parágrafo com encontro vocálico ditongo: _________________________
e) uma
palavra com hiato no último parágrafo: _________________________________
9 - No
primeiro parágrafo da fábula você encontra os antônimos das palavras
abaixo:
a) noite:__________
|
c) amigo:___________
|
||
b) pior:___________
|
d) mau:____________
|
10 - Escreva um sinônimo para a palavra “proponho”, que se encontra no
terceiro parágrafo do texto: _______________________
_______________________
11 – Preencha
o quadro com o que se pede:
Fábulas conhecidas
|
Personagens e adjetivo
|
ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA:
__
A carta e o índio
Um fazendeiro
incumbiu a um índio, ainda não de todo civilizado que fosse levar dez belas frutas a um amigo. Sobre elas colocou
uma carta.
No caminho o índio
teve vontade de comer uma das frutas. E não se conteve: comeu-a!
Ao receber o
presente, o amigo do fazendeiro disse ao índio:
-Você comeu uma das
frutas?
- Eu?
- Sim. Está faltando
uma.
- Como é que o senhor
sabe?
- Ora, essa! Pela
carta.
O índio não tinha a
menor ideia de como a gente pode registrar as ideias pela escrita, e desse modo
transmiti-las aos outros.
Por isso, olhou com
admiração a folha de papel que o outro lhe exibia e disse:
-Ah! Isso conta o que a gente faz?... Eu não
sabia!
Uma semana depois, o
índio foi de novo encarregado de levar um cesto de frutas ao mesmo homem. Levava também uma carta.
No meio do caminho, pousou a cesta no chão e,
pegando na carta, disse:
- Deixe estar, bicho
mexeriqueiro, contador do que a gente faz! Agora você não há de ver o que vou fazer para contar aos outros!
Dito isto, sentou-se
sobre o envelope. Comeu três das frutas e atirou longe as cascas e os caroços. Então, levantou-se, pôs a carta no
lugar e continuou no caminho.
Mas coitado! Mal
chega a casa do amigo do fazendeiro, o mesmo lhe pergunta:
- Então... estavam boas as frutas?
- Não sei, não
senhor!
-Como, não sabe?...
Pois comeu três delas?
Vendo-se apanhado em
falta, o índio muito sem jeito, confessou:
- Comi, sim senhor. O
senhor me desculpe... Mas... eu só queria saber como foi que o senhor descobriu...
- É boa! Pela carta!
- Não pode ser, não
senhor! Está brincando comigo, porque desta vez eu me sentei em cima dela e ela não viu nada...
O homem sorriu
daquela simplicidade, e o índio pôs-se a pensar no caso. Embora não compreendendo tudo perfeitamente começou a
perceber que os sinais escritos deviam servir
para transmitir um recado.
VIANA, Francisco –
adaptação de Altino Martinez. Leitura Teatralizada. São Paulo: Ed. Clássico
Científica, p. 67-8.
1
– Assinale as alternativas corretas.
( ) O
índio era sagaz e por isso comeu as frutas.
( ) O
homem entendeu a ingenuidade do índio e ficou pensando sobre o que a carta
dizia.
( ) O
índio estava convicto de que, sentando sob a carta, não teria problemas.
2
- Após a leitura da narrativa pode-se
concluir que:
( ) A
perspicácia é fundamental para a convivência humana.
( ) A
falta de conhecimento pode trazer dificuldades em nossa vida.
( ) A
ingenuidade é uma característica dos índios.
( ) O
instinto da gula é natural aos não-civilizados.
( ) É
preciso julgar as pessoas a quem você dá tarefas importantes.
3
- “Deixe estar, bicho mexeriqueiro...”
O sinônimo da palavra destacada é:
( ) intrigueiro
( ) altaneiro
( ) alcoviteiro
( ) hospitaleiro
( ) empreiteiro
4 - Indique
o par de sinônimos que está incorreto, de acordo com seu significado no texto:
( ) admiração=espanto
( ) pousou=
pôs
( ) apanhado=tonto
de pancadas
( ) conteve=
dominou
( ) simplicidade=
ingenuidade
5
- “E não se conteve: comeu-a!” A
quem se refere o termo destacado:
( ) à
carta
( ) às
frutas
( ) à
gula
( ) à
vontade de experimentar as frutas
( ) a
uma das frutas
6
- “...longe as caSCas...” Qual
das alternativas apresenta todas as palavras com o mesmo som usado na palavra sublinhada:
( ) nascer-
pescar-acréscimo
( ) ascender-
piscina - escrever
( ) disciplina-
frescor -fascinar
( ) pescar-
frescor- rascunho
( ) plebiscito-
crescer -rascunho
7
- “...gente pode registrar...” Das
alternativas abaixo, qual palavra está grafada incorretamente quanto ao uso da letra G:
( ) contágio
( ) sargeta
( ) hegemonia
( ) rabugento
( ) algema
8 - “...pousou
a cesta no chão...” Além de CESTA, ainda temos SEXTA e SESTA, palavras com sons semelhantes aos do termo destacado mas
com escritas e significados diferentes. Em qual das frases uma das palavras anteriormente
citadas está sendo usada erroneamente:
(
) O caboclo trouxe a cesta
vazia.
( ) A sexta menina da segunda fila é a filha do
diretor.
( ) Vovô
sempre tirava a sexta antes de contar uma de suas histórias.
( ) O
sino badalava sempre à hora sexta.
( ) Michael
Jordan fez muitas cestas nos jogos da liga americana de basquete.
9 -
Use V- verdadeiro e F- falso:
( )
ÍNDIO- palavra paroxítona.
( )
IDEIAS- palavra proparoxítona.
( )
ADMIRAÇÃO- palavra oxítona.
(
)COITADO- palavra paroxítona.
10 - “E não se conteve: comeu-a!” Nesta
expressão os dois pontos têm a função
de:
(
) separar orações.
( ) indicar uma interrogação.
(
) anunciar a fala de um
personagem.
(
) antecipar uma citação.
(
) introduzir um esclarecimento.
ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA:
__
MATEMÁTICA
1 - Um automóvel faz uma média de 14
quilômetros com um litro de gasolina. Quantos litros serão consumidos para percorrer 98
quilômetros?
( A ) 8
litros
( B ) 7 litros
( C) 9 litros
( D) 6,5 litros
( E) 7,5 litros
2- Para fazer um almoço com os amigos, comprei
6,5 kg de carne. Se cada quilo custou R$ 7,00,
o total gasto com a compra da carne foi de:
( A ) R$
37,50
( B ) R$ 42,50
( C) R$ 45,50
( D ) R$ 29,40
( E ) R$ 62,50
3 - Em uma residência o consumo médio de água
é de 15 m3
(metros
cúbicos) a cada 30 dias. O consumo médio por dia é de:
( A )
50 litros
( B )
500 litros
( C )
450 litros
( D )
d. 200 litros
( E )
450 litros
14 - Um pedreiro diarista ganha R$ 65,00 por
dia de trabalho. Se no mês ele trabalhou 22 dias, o total recebido foi de:
( A )
R$ 1.540,00
( B ) R$
1.630,00
( C )
R$ 1.230,00
( D )
R$ 1.300,00
( E )
R$ 1.430,00 5
5 - Um
pequeno caminhão carrega 2250 kg em mercadorias distribuídos em caixas com 15
kg cada. O total de caixas contidas no
caminhão é igual a:
( A ) 96
( B ) 200
( C )
180
( D )
150
( E )
120
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial