domingo, 18 de novembro de 2012

ALÍNGUA PORTUGUESA: MAIS ATIVIDADES



ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA: __


O galo que logrou a raposa

        Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
        -Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado,  raposa  e  galinha,  todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados.  Desça  desses  poleiros  e  venha  receber o meu abraço de paz e amor.
         -Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!  Vou   descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
         Ao ouvir falar em cachorros,  dona  raposa  não  quis  saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
        - Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
         E rapou-se.

         Com esperteza, - esperteza e meia.



1-Em “Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:

(A) notando
(B) adivinhando
(C) supondo
(D) prevenindo

2- Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:

(A) proposta
(B) intenção
(C)voz
(D) chegada

3- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:

(A) escondeu-se
(B) subiu
(C) pulou
(D) encolheu-se

4- Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra sublinhada significa:

(A) disse em voz baixa
(B) falou disfarçadamente
(C) resmungou
(D) pensou

5- Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a expressão  sublinhada significa:

(A)falar em voz alta e com admiração.
(B) falar em tom de censura.
(C) falar demonstrando aprovação.
(D) falar em tom autoritário.

6- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão sublinhada equivale a:

(A) entre as
(B) apesar das
(C) longe das
(D) sem as

7- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão sublinhada quer dizer:

(A) ir para um lugar que não faça tanto calor.
(B) sair para o ar livre.
(C) ir saindo.
(D) colocar-se a salvo.

8- Em “E raspou-se” significa:

(A) saiu calmamente.
(B) saiu precipitadamente.
(C) escondeu-se.
(D) feriu-se.

9- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:

(A( ) zangada.
(B) decepcionada.
(C) indiferente.
(D) contente.

10-A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em:

A) aliviar o sofrimento do galo.
B( ) dar uma lição no galo.
C( ) cozinhar o galo.
D( ) fazer amizade com o galo.

11- Ao dizer “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!” – o galo se refere às:

(A) desavenças ocorridas entre os homens.
(B) brigas entre ele e a raposa.
(C) crueldade cometida pela raposa em relação a seus amigos.
(D) desavenças que houve no reino animal.

12- A raposa é tida como um animal muito assustado, esperto. Nessa fábula, a raposa mostrou-se:

(A) mais esperta do que o galo.
(B) menos esperta do que o galo.
(C) tão esperta quanto o galo.
(D) muito esperta, alem de corajosa e brincalhona.

13- O nome  Co-ri-có-có, usado pela raposa em referencia ao galo, relaciona-se:

(A) ao canto do galo.
(B) à raça do galo.
(C) à cor do galo.
(D) ao físico do galo.


14 – Reconte  esta fábula colocando um dos personagens como   narrador-personagem  (conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem).
                     
                                         
                                                ___________________________________
( Utilizar uma folha do caderno ou palel almaço )






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A reunião dos ratinhos
Fábulas de Esopo

Um dia os ratinhos se reuniram para decidir a melhor maneira de lutar contra o inimigo comum, o gato. Discutiram horas seguidas, sem encontrar um bom plano.
Afinal, um ratinho pediu a palavra e falou:
- Sabemos  que o grande perigo é quando o gato se aproxima tão mansamente que não percebemos sua presença. Proponho que se coloque um guizo no pescoço no gato. Graças ao barulho do guizo, saberemos da aproximação do gato, e teremos tempo para fugir.
Todos aplaudiram a ideia brilhante. Mas um ratinho mais experimentado pediu também a palavra e disse:
- A ideia é muito boa. Mas quem vai pendurar o guizo no pescoço do gato?




1 – Escreva de acordo com o texto:

>  o título do texto: _____________________
>  os personagens : ____________________
>  o principal motivo da reunião dos ratinhos:
_____________________________________

2 -  Por que pendurar o guizo no pescoço do gato parecia uma boa ideia para os ratinhos?
________________________________________
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________
________________________________________

3 - A ideia de colocar o guizo no pescoço do gato poderia ser colocada em prática?  Por quê?
________________________________________
________________________________________
________________________________________
________________________________________
4 - Qual das frases abaixo você acha que pode servir de moral para essa fábula?

(A)    Quem tudo quer nada tem.
(B)    A união faz a força.
(C)   É mais fácil falar do que fazer.
(D)   Pense duas vezes antes de agir.

Justifique sua escolha:
_________________________________
_________________________________
_________________________________

5 - Marque com um X o significado da expressão em destaque no trecho “um ratinho pediu a palavra e falou.”

(  A  ) pediu uma palavra
(  B  ) pediu licença para falar
(  C  ) pediu uma ideia
(  D  ) pediu silêncio


6 - Na fábula que você acabou de ler o rato e o gato não tinham um bom relacionamento,  assim  como acontece também nos desenhos, como por exemplo, na história de Tom e Jerry. Ambos vivem  brigando,  trapaceando  e  tentando  levar  vantagem.
Agora é  a sua vez! Explique como você resolve um desentendimento  ou uma briga com um(a) colega de classe ou uma pessoa de casa. 
________________________________
_________________________________
________________________________
_________________________________
_________________________________
_________________________________

7 – Complete as lacunas.

As _____________são _________________com   a  função  social de  ensinar,   aconselhar   e   orientar  o  ser  ____________, utilizando-se,  para  isso,  de pequenas histórias, cujos protagonistas são  ______________com atitudes humanas.


8 - Transcreva da fábula:
a) uma palavra trissílaba do 1º parágrafo no diminutivo: _______________________________
b) uma palavra dissílaba do 4º parágrafo com dígrafo: ________________________________
c) uma palavra polissílaba do 3º parágrafo com encontro consonantal: ______________________
d) uma palavra monossílaba no 5º parágrafo com encontro vocálico ditongo: _________________________
e) uma palavra com hiato no último parágrafo: _________________________________

9 - No primeiro parágrafo da fábula você encontra os antônimos das palavras abaixo:
a) noite:__________

c) amigo:___________

b) pior:___________

d) mau:____________



10 -  Escreva um sinônimo para a palavra “proponho”, que se encontra no terceiro parágrafo do texto: _______________________
_______________________

11 – Preencha o quadro com o que se pede:

Fábulas conhecidas
Personagens e adjetivo






















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NOME: _______________________ANO:___TURMA: __

          
A carta e o índio


Um fazendeiro incumbiu a um índio, ainda não de todo civilizado que fosse levar dez  belas frutas a um amigo. Sobre elas colocou uma carta.
No caminho o índio teve vontade de comer uma das frutas. E não se conteve: comeu-a!
Ao receber o presente, o amigo do fazendeiro disse ao índio:
-Você comeu uma das frutas?
- Eu?
- Sim. Está faltando uma.
- Como é que o senhor sabe?
- Ora, essa! Pela carta.
O índio não tinha a menor ideia de como a gente pode registrar as ideias pela escrita, e desse modo transmiti-las aos outros.
Por isso, olhou com admiração a folha de papel que o outro lhe exibia e disse:
 -Ah! Isso conta o que a gente faz?... Eu não sabia!
Uma semana depois, o índio foi de novo encarregado de levar um cesto de frutas ao  mesmo homem. Levava também uma carta.
No meio do caminho, pousou a cesta no chão e, pegando na carta, disse:
- Deixe estar, bicho mexeriqueiro, contador do que a gente faz! Agora você não há de  ver o que vou fazer para contar aos outros!
Dito isto, sentou-se sobre o envelope. Comeu três das frutas e atirou longe as cascas e  os caroços. Então, levantou-se, pôs a carta no lugar e continuou no caminho.
Mas coitado! Mal chega a casa do amigo do fazendeiro, o mesmo lhe pergunta:
 - Então... estavam boas as frutas?
- Não sei, não senhor!
-Como, não sabe?... Pois comeu três delas?
Vendo-se apanhado em falta, o índio muito sem jeito, confessou:
- Comi, sim senhor. O senhor me desculpe... Mas... eu só queria saber como foi que o  senhor descobriu...
- É boa! Pela carta!
- Não pode ser, não senhor! Está brincando comigo, porque desta vez eu me sentei em  cima dela e ela não viu nada...
O homem sorriu daquela simplicidade, e o índio pôs-se a pensar no caso. Embora não  compreendendo tudo perfeitamente começou a perceber que os sinais escritos deviam servir  para transmitir um recado.


VIANA, Francisco – adaptação de Altino Martinez. Leitura Teatralizada. São Paulo: Ed. Clássico Científica, p. 67-8.


1 – Assinale as alternativas corretas.

(    ) O índio era sagaz e por isso comeu as frutas.
(    ) O homem entendeu a ingenuidade do índio e ficou pensando sobre o que a carta dizia.
(    ) O índio estava convicto de que, sentando sob a carta, não teria problemas.

2  - Após a leitura da narrativa pode-se concluir que:

(   )  A perspicácia é fundamental para a convivência humana.
(   )  A falta de conhecimento pode trazer dificuldades em nossa vida.
(   )  A ingenuidade é uma característica dos índios.
(   )  O instinto da gula é natural aos não-civilizados.
(   )   É preciso julgar as pessoas a quem você dá tarefas importantes.


3  - “Deixe estar, bicho mexeriqueiro...” O sinônimo da palavra destacada é:

(   )   intrigueiro
(   )    altaneiro
(   )    alcoviteiro
(   )    hospitaleiro
(   )     empreiteiro


4  - Indique o par de sinônimos que está incorreto, de acordo com seu significado no texto:

(   )    admiração=espanto
(   )    pousou= pôs
(   )    apanhado=tonto de pancadas
(   )    conteve= dominou
(   )    simplicidade= ingenuidade


5  - “E não se conteve: comeu-a!” A quem se refere o termo destacado:

(   )    à carta
(   )    às frutas
(   )    à gula
(   )    à vontade de experimentar as frutas
(   )    a uma das frutas


6  - “...longe as caSCas...” Qual das alternativas apresenta todas as palavras com o mesmo som  usado na palavra sublinhada:

(   )    nascer- pescar-acréscimo
(   )    ascender- piscina - escrever
(   )    disciplina- frescor -fascinar
(   )    pescar- frescor- rascunho
(   )    plebiscito- crescer -rascunho


7  - “...gente pode registrar...” Das alternativas abaixo, qual palavra está grafada incorretamente  quanto ao uso da letra G:

(   )    contágio
(   )    sargeta
(   )    hegemonia
(   )    rabugento
(   )    algema


8  - “...pousou a cesta no chão...” Além de CESTA, ainda temos SEXTA e SESTA, palavras com  sons semelhantes aos do termo destacado mas com escritas e significados diferentes. Em  qual das frases uma das palavras anteriormente citadas está sendo usada erroneamente:

(   )    O caboclo trouxe a cesta vazia.
(   )    A sexta menina da segunda fila é a filha do diretor.
(   )    Vovô sempre tirava a sexta antes de contar uma de suas histórias.
(   )    O sino badalava sempre à hora sexta. 
(   )    Michael Jordan fez muitas cestas nos jogos da liga americana de basquete.


9  - Use V- verdadeiro e F- falso:

(    ) ÍNDIO- palavra paroxítona.
(   ) IDEIAS- palavra proparoxítona.
(   ) ADMIRAÇÃO- palavra oxítona.
(   )COITADO- palavra paroxítona.


10  - “E não se conteve: comeu-a!” Nesta expressão  os dois pontos têm a função de:

(   )    separar orações.
(   )    indicar uma interrogação.
(   )    anunciar a fala de um personagem.
(   )    antecipar uma citação.
(   )    introduzir um esclarecimento.










ESCOLA: _____________________________________
NOME: _______________________ANO:___TURMA: __



MATEMÁTICA
1 - Um automóvel faz uma média de 14 quilômetros com um litro de gasolina. Quantos litros  serão consumidos para percorrer 98 quilômetros?

( A )  8 litros  
( B )  7 litros  
(  C)  9 litros
(  D)  6,5 litros  
(  E)  7,5 litros


2-  Para fazer um almoço com os amigos, comprei 6,5 kg de carne. Se cada quilo custou R$ 7,00,  o total gasto com a compra da carne foi de:

(  A ) R$ 37,50
( B )  R$ 42,50
( C)  R$ 45,50
( D )  R$ 29,40
( E )  R$ 62,50


3 - Em uma residência o consumo médio de água é de 15 m3
 (metros cúbicos) a cada 30 dias. O  consumo  médio por dia é de:

( A  ) 50 litros  
( B  ) 500 litros  
( C  ) 450 litros
( D  ) d. 200 litros  
( E  ) 450 litros


14 - Um pedreiro diarista ganha R$ 65,00 por dia de trabalho. Se no mês ele trabalhou 22 dias, o  total recebido foi de:

( A  ) R$ 1.540,00  
(  B ) R$ 1.630,00  
( C  ) R$ 1.230,00
( D  ) R$ 1.300,00  
( E  ) R$ 1.430,00 5


5  - Um pequeno caminhão carrega 2250 kg em mercadorias distribuídos em caixas com 15 kg  cada. O total de caixas contidas no caminhão é igual a:

( A  )  96   
( B  )  200   
( C  ) 180
( D  ) 150   
( E  ) 120

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