sábado, 17 de novembro de 2012

MAIS SUGESTÕES



EMEF.: ______________________________
ALUNO: _____________________________ 
DISCIPLINA: _______________DATA: ___

                
          FUNCIONÁRIO "ADOTA" BEIJA-FLOR

         Quem mora no bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo, certamente poderá ver o funcionário público Gerônimo Márcio Coraci ( 46 anos), passeando com seu beija-flor de estimação empoleirado em uma varinha de madeira.
         O passarinho foi resgatado por Coraci há três meses, logo depois de uma enxurrada. Não tinha nem penas quando Coraci e seus colegas o encontraram todo molhado.
          A sala das telefonistas serviu de primeira casa para o bichinho que logo recebeu o apelido de Barnabé.
         A ave aprendeu a matar a fome com o mel que vinha em uma seringa.
         Além do mel, Barnabé passou a se alimentar de pólen fresco. Nos passeios que dá com seu dono, o pássaro nem precisa fazer esforço.  É Coraci  quem levanta o braço para que Barnabé  encoste seu bico na flor. O folgado  beija-flor  tem até as suas flores preferidas.
          Coraci  dá dois passeios diários com Barnabé. Um às 6h30 e outro às 17 horas na volta do trabalho.
          O dono do bichinho diz que tem que se preparar para a tristeza que vai sentir no dia em que Barnabé resolver voar e partir.


                                       (Adaptado do jornal " O Estado de São Paulo" - 25 de março de 2004)



1- O texto que você leu é:

( A ) Uma história de um beija-flor.
( B ) Uma notícia sobre um beija-flor.
( C ) Uma poesia sobre beija-flor.

2- Funcionário “adota” beija-flor é:

( A ) Uma notícia.
( B ) Uma manchete.
( C ) O título de uma história.

3- O fato contado no texto acontece onde?

( A ) No bairro dos beija-flores.
( B ) No bairro Barnabé.
( C ) No bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo.

4- O texto fala sobre:

( A ) Um beija-flor que nasceu no bairro do Jaçanã.
( B ) Um beija-flor que não gosta de flores.
( C ) Um beija-flor que foi resgatado de uma enxurrada por um funcionário público.

5- Sobre o dono do passarinho, podemos tirar as seguintes informações do texto:

a) Nome completo: __________________
b) Idade: __________________________
c) Profissão: ______________________
d) Horário que volta do trabalho : ________

6- Sobre o beija-flor, podemos tirar do texto as seguintes informações:

a) Apelido: _________________________________
b) Como estava ao ser encontrado : __________________________________________
c) Quem  o  “adotou” : _________________________________________                        
d) Como  aprendeu  matar  sua  fome? ____________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________

e) Como  passou  a  se  alimentar? ____________________________________
f) Sua  primeira  casa  foi:
____________________________________
7 -  Quantos  passeios  Coraci  faz com  seu  beija-flor  e  quais  os horários? ___________________________________

8 - Qual atitude demonstra que o Barnabé é “folgado”?

( A ) O fato dele não gostar de mel.
( B ) O fato do dono ( Coraci)  precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu bico na flor.
( C ) O fato de Barnabé passear duas vezes por dia.

9- Indique  os outros modos  como o  beija-flor  foi  tratado  no  texto:

(    ) Coraci        (    )  Barnabé        (    )  ave         
(    )  mel            (    ) bichinho         (    )  pássaro
(    )  flores         (    )  passarinho

10 -  De onde foi retirada a notícia lida? ____________________________________
___________________________________

11 -  Qual a data da notícia  lida?  É recente? ____________________________________
____________________________________

12 -  “ 17 horas” refere-se a qual horário?

( A ) Cinco horas da tarde
( B) Cinco horas da manhã
( C ) Meio dia

13 – Coloque em ordem alfabética os nomes dados à ave.
____________________________________________

14 – Distribuas estas palavras  de acordo com o que se pede.

Bairro – São Paulo – passeando – estimação – Márcio – três – dia - madeira – aprendeu – bichinho – flores – fresco – preferidas – folgado – braço – diários – outro – voar – trabalho – preparar – tristeza – empoleirado – público - funcionário

Palavras com ditongo:
> Palavras com hiato:  _______________________
> Palavras com encontro consonantal: ___________
> na mesma sílaba:  __________________________
> em sílaba diferente:  ________________________

*Palavra com dígrafo:   _________________________

15 – Escreva o antônimo.
Palavras
Antônimo
Levanta

Molhado

Volta

voar


16 – Retire do quadro da questão 14 os substantivos próprios.
________________________________________
17 -  Retire do quadro:

dono - bichinho - tristeza - Barnabé - voar

> substantivo concreto: ____________________
> substantivo abstrato: ____________________
> verbo: _______________________________

18 - Escreva um texto com uma da sugestões abaixo:

·        Comentando a atitude  de seu Gerônimo
·        Pedindo notícia do paradeiro do beija-flor
·        Uma nova noticia falando que chegou a hora de Barnabé voar e partir para o habitat natural.









ESCOLA: ____________________________________
NOME: ________________________ANO:__TURMA: __



O PRÍNCIPE DESENCANTADO


             O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar - Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
- Sim, minha querida princesa.
- Então nós temos que nos casar já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
- É...minha querida princesa.
- Você tem um castelo, é claro.
- Tenho...princesa.
- E quantos quartos têm o seu castelo, posso saber?
- Trinta e seis.
- Só? Pequeno hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar...Umas quarenta eu acho que dá!
- Tantas assim?
- Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
- Mas quarenta amas!
- Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal, passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e...e...jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
- Mas eu não sou o rei das Arábias sou apenas um príncipe...
- Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou, que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e beijado. Então, teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida.
Parece que a notícia se espalhou e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.


Flávio de Souza. Príncipes e princesas, sapos e lagartos.




1) O texto que você leu é uma versão cômica de um conto de fada muito conhecido. Qual é o nome desse conto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2) Leia a seguinte frase: E viveram felizes para sempre.” Agora responda:

a) Que tipo de história geralmente termina com essa frase?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O conto que você leu poderia terminar assim? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Como costumam ser as princesas dos contos de fada tradicionais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Em que a princesa desse texto é diferente das princesas dos contos de fada tradicionais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) O que dá humor ao texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Leia e responda as questões que seguem:

 - (...) você veio e me beijou e agora vai quere que eu ande por aí como uma gata borralheira?”

 Quando disse isso, a princesa estava se referindo a uma personagem de um outro conto de fada muito conhecido. Você sabe qual é essa personagem? Como ela se vestia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




4) O que o príncipe quis dizer ao declarar que não era o rei das Arábias?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Essa história teve um final feliz? Para quem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Na sua opinião, a princesa vai acordar um dia? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) O  título do texto  de acordo com a história? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – É possível fazer uma analogia dos personagens do texto com pessoas da nossa sociedade? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




ESCOLA: ____________________________________
NOME: ________________________ANO:__TURMA: _



Texto  A
                       DE  PECINHA   EM  PECINHA

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho  em papel. Depois passam a figura para a superfície onde vão colar as pecinhas que definirão o trabalho.  Elas podem ser grudadas  com cola,  cimento gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças, eles  vão cortando vidro ou cerâmicavão  cortando  vidro  ou cerâmica  com  ferramentas  apropriadas, que  lembram  um  alicate. É possível  usar  pedacinhos quadrados, retangulares, triangulares  e  até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista  quer  dar  ao  seu trabalho.

          Revista  Recreio

1 - O  título  do  texto  pode  ser:

 ( A  )  Como  criar  mosaicos
( B  ) A  vida  dos  artistas.
( C   ) Ferramentas  importantes.
( D  ) Desenhos  em  papel.


2 - Este  texto  serve  para:

(A   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
( B  ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
( C  ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.
( D  ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.


3 -  Leia a  frase: ”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou   outro  material  qualquer”. Nesta  frase,  a  palavra  “elas” se   refere às:

( A  )  pecinhas.
( B  ) artistas.
( C  ) ferramentas.
( D  ) pinturas.



Texto  B

.Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando  há  relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças,  parques, campos de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas:  a  linha podem  ser perigosa para elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as pessoas com elas,  e  inclusive  você  mesmo.
.Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados, pois uma queda poderá  ser  fatal.


1 - Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?

( A  ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
( B  ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
( C  ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
( D  ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.


2 - Luvas  devem  ser  usadas  para:

( A  ) enroscar  as  linhas  metálicas.
( B  ) proteger  as  mãos  de  queimaduras.
( C  ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos.
( D  ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos.


3 - A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  porque:

( A  ) as  crianças  são  muito  distraídas.
( B  ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
( C  ) pode  causar  algum  acidente  grave.
( D  ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.


4 - O  texto  que  você  leu  serve  para:

( A  ) contar  uma  história.
( B  ) vender  brinquedos.
( C  ) divertir  as  pessoas.
( D  ) orientar  as  pessoas.


5 – Indique as semelhanças e diferenças entre o texto A e o texto B:

Semelhanças
Diferenças















2 Comentários:

Às 29 de junho de 2020 às 12:00 , Blogger Unknown disse...

você é muita feia

 
Às 28 de setembro de 2020 às 05:27 , Blogger Unknown disse...

Quem?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial