MAIS SUGESTÕES
EMEF.: ______________________________
ALUNO:
_____________________________
DISCIPLINA: _______________DATA: ___
FUNCIONÁRIO "ADOTA" BEIJA-FLOR
Quem mora no bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo, certamente poderá ver o funcionário público Gerônimo Márcio Coraci ( 46 anos), passeando com seu beija-flor de estimação empoleirado em uma varinha de madeira.
O passarinho foi resgatado por Coraci há três meses, logo depois de uma enxurrada. Não tinha nem penas quando Coraci e seus colegas o encontraram todo molhado.
A sala das telefonistas serviu de primeira casa para o bichinho que logo recebeu o apelido de Barnabé.
A ave aprendeu a matar a fome com o mel que vinha em uma seringa.
Além do mel, Barnabé passou a se alimentar de pólen fresco. Nos passeios que dá com seu dono, o pássaro nem precisa fazer esforço. É Coraci quem levanta o braço para que Barnabé encoste seu bico na flor. O folgado beija-flor tem até as suas flores preferidas.
Coraci dá dois passeios diários com Barnabé. Um às 6h30 e outro às 17 horas na volta do trabalho.
O dono do bichinho diz que tem que se preparar para a tristeza que vai sentir no dia em que Barnabé resolver voar e partir.
(Adaptado do jornal " O Estado de São Paulo" - 25 de março de 2004)
1- O texto que você leu é:
( A ) Uma história de um beija-flor.
( B ) Uma notícia sobre um beija-flor.
( C ) Uma poesia sobre beija-flor.
2- Funcionário “adota” beija-flor é:
( A ) Uma notícia.
( B ) Uma manchete.
( C ) O título de uma história.
3- O fato contado no texto acontece onde?
( A ) No bairro dos beija-flores.
( B ) No bairro Barnabé.
( C ) No bairro do Jaçanã, na cidade de São Paulo.
4- O texto fala sobre:
( A ) Um beija-flor que nasceu no bairro do Jaçanã.
( B ) Um beija-flor que não gosta de flores.
( C ) Um beija-flor que foi resgatado de uma enxurrada por um funcionário público.
5- Sobre o dono do passarinho, podemos tirar as seguintes informações do texto:
a) Nome completo: __________________
b) Idade: __________________________
c) Profissão: ______________________
d) Horário que volta do trabalho : ________
6- Sobre o beija-flor, podemos tirar do texto as seguintes informações:
a) Apelido: _________________________________
b) Como estava ao ser encontrado : __________________________________________
c) Quem o “adotou” : _________________________________________
d) Como aprendeu matar sua fome? ________________________________________________________________________
e) Como passou a se alimentar? ____________________________________
f) Sua primeira casa foi:
____________________________________
7 - Quantos passeios Coraci faz com seu beija-flor e quais os horários? ___________________________________
7 - Quantos passeios Coraci faz com seu beija-flor e quais os horários? ___________________________________
8 - Qual atitude demonstra que o Barnabé é
“folgado”?
( A ) O fato dele não gostar de mel.
( B ) O fato do dono ( Coraci) precisar levantar o braço para que o bichinho encoste seu bico na flor.
( C ) O fato de Barnabé passear duas vezes por dia.
9- Indique os outros modos como o beija-flor foi tratado no texto:
( ) Coraci ( ) Barnabé ( ) ave
(
) mel ( )
bichinho (
) pássaro
( )
flores (
) passarinho
10
- De onde foi retirada a notícia lida?
____________________________________
___________________________________
11 - Qual a data da notícia lida? É recente? ____________________________________
11 - Qual a data da notícia lida? É recente? ____________________________________
____________________________________
12 - “ 17 horas” refere-se a qual horário?
12 - “ 17 horas” refere-se a qual horário?
( A ) Cinco horas da tarde
( B) Cinco horas da manhã
( C ) Meio dia
13 – Coloque em ordem alfabética os nomes dados à ave.
____________________________________________
14 – Distribuas estas palavras de acordo com o que se pede.
Bairro – São Paulo – passeando – estimação
– Márcio – três – dia - madeira – aprendeu – bichinho – flores – fresco –
preferidas – folgado – braço – diários – outro – voar – trabalho – preparar –
tristeza – empoleirado – público - funcionário
|
Palavras
com ditongo:
>
Palavras com hiato: _______________________
> Palavras com encontro consonantal:
___________
>
na mesma sílaba: __________________________
>
em sílaba diferente: ________________________
*Palavra
com dígrafo: _________________________
15 – Escreva o antônimo.
Palavras
|
Antônimo
|
Levanta
|
|
Molhado
|
|
Volta
|
|
voar
|
16 – Retire do quadro da questão 14 os
substantivos próprios.
________________________________________
17 - Retire
do quadro:
dono - bichinho - tristeza
- Barnabé - voar
|
> substantivo concreto:
____________________
> substantivo abstrato:
____________________
> verbo: _______________________________
18 - Escreva um texto com uma da sugestões
abaixo:
·
Comentando
a atitude de seu Gerônimo
·
Pedindo
notícia do paradeiro do beija-flor
·
Uma
nova noticia falando que chegou a hora de Barnabé voar e partir para o habitat
natural.
ESCOLA:
____________________________________
NOME:
________________________ANO:__TURMA: __
O PRÍNCIPE DESENCANTADO
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar - Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
- Sim, minha querida princesa.
- Então nós temos que
nos casar já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não
é mesmo?
- É...minha querida
princesa.
- Você tem um
castelo, é claro.
- Tenho...princesa.
- E quantos quartos
têm o seu castelo, posso saber?
- Trinta e seis.
- Só? Pequeno hein!
Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas
amas eu vou ter que contratar...Umas quarenta eu acho que dá!
- Tantas assim?
- Ora, meu caro, você
não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não
é?
- Mas quarenta amas!
- Ah, eu não quero
nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que
quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal,
passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos
de cristal e...e...jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras,
coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de
platina!
- Mas eu não sou o
rei das Arábias sou apenas um príncipe...
- Não me venha com
desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora
vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e
outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa
falou, que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e beijado. Então, teve
uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro
beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que
até hoje está lá, adormecida.
Parece que a notícia
se espalhou e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela
dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
Flávio de Souza.
Príncipes e princesas, sapos e lagartos.
1) O texto que você leu é uma versão cômica de um
conto de fada muito conhecido. Qual é o nome desse conto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Leia a seguinte
frase: “E viveram felizes
para sempre.” Agora
responda:
a) Que tipo de história geralmente termina
com essa frase?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O conto que você leu poderia terminar
assim? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Como costumam ser as princesas dos contos
de fada tradicionais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Em que a princesa desse texto é diferente
das princesas dos contos de fada tradicionais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O que dá humor ao texto?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Leia e responda as questões que
seguem:
“ - (...) você veio e me beijou e agora vai
quere que eu ande por aí como uma gata borralheira?”
Quando disse isso, a princesa estava se referindo a uma personagem de um
outro conto de fada muito conhecido. Você sabe qual é essa personagem? Como ela
se vestia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) O que o príncipe quis dizer ao declarar
que não era o rei das Arábias?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Essa história teve um final feliz? Para
quem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Na sua opinião, a princesa vai acordar um
dia? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) O título do texto de acordo com a história? Justifique sua
resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – É possível fazer uma analogia dos
personagens do texto com pessoas da nossa sociedade? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESCOLA:
____________________________________
NOME: ________________________ANO:__TURMA:
_
Texto A
DE PECINHA EM PECINHA
Para criar mosaicos os artistas costumam fazer um desenho em papel.
Depois passam a figura para a superfície onde vão colar as pecinhas que
definirão o trabalho. Elas podem ser
grudadas com cola, cimento gesso ou outro material qualquer.
Para conseguir essas peças,
eles vão cortando vidro ou cerâmicavão cortando vidro ou cerâmica com ferramentas apropriadas,
que lembram um alicate. É possível usar pedacinhos
quadrados, retangulares, triangulares e até
redondos , dependendo do efeito
que o artista quer dar ao seu trabalho.
Revista Recreio
1 - O título do texto pode ser:
( A ) Como criar mosaicos
( B )
A vida dos artistas.
( C )
Ferramentas importantes.
( D )
Desenhos em papel.
2 - Este texto serve para:
(A )
contar como é a vida dos artistas.
( B )
ensinar a recortar tirinhas de papel.
( C )
explicar como de constrói um mosaico.
( D )
mostrar como trabalha um bom
pintor.
3 - Leia a frase: ”Elas podem ser grudadas com cola
, cimento , gesso ou outro material qualquer”.
Nesta frase, a palavra “elas”
se refere às:
( A ) pecinhas.
( B )
artistas.
( C )
ferramentas.
( D )
pinturas.
Texto B
.Não solte pipas em dias de chuva ou quando há relâmpagos.
.Não solte pipas perto de fios telefônicos ou elétricos ou de antenas.
Procure lugares abertos como praças,
parques, campos de futebol
etc.
.Se a pipa enroscar nos fios
, não tente tirá-la.
Sempre é melhor perder a pipa do que a vida.
.Não use linha metálica
, como fio de cobre de bobinas.
.Use luvas para não queimar as mãos
na linha.
.Olhe bem onde pisa
, especialmente para trás.
.Cuidado com ruas
e lugares movimentados.
.Atenção com motos e bicicletas:
a linha podem ser perigosa para elas.
.Não use linha cortante(cerol).É facílimo cortar
as pessoas com elas, e inclusive você mesmo.
.Não empine pipas sobre lajes e telhados,
pois uma queda poderá ser fatal.
1 - Qual é o melhor título para o texto que você leu?
( A )
Dicas de segurança para empinar pipas.
( B )
Como usar o vento para empinar pipas.
( C )
Roupas e equipamentos para soltar pipas.
( D )
O que você
deve usar para empinar pipas.
2 - Luvas devem ser usadas para:
( A )
enroscar as linhas metálicas.
( B )
proteger as mãos de queimaduras.
( C )
segurar os fios telefônicos e elétricos.
( D )
desenroscar a pipa dos fios elétricos.
3 - A linha pode ser perigosa para motos e bicicletas porque:
( A )
as crianças são muito distraídas.
( B )
os motoqueiros dirigem sem atenção.
( C )
pode causar algum acidente grave.
( D )
pode ficar molhada com a chuva.
4 - O texto que você leu serve para:
( A )
contar uma história.
( B )
vender brinquedos.
( C )
divertir as pessoas.
( D )
orientar as pessoas.
5 – Indique as
semelhanças e diferenças entre o texto A e o texto B:
Semelhanças
|
Diferenças
|
|
|
2 Comentários:
você é muita feia
Quem?
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial